quarta-feira, 6 de setembro de 2017

memórias literárias - 522 - COMO SERÁ O CÉU - Estudo Bíblico

COMO SERÁ
O CÉU?

Mensagem preparada para o aniversário da
Igreja Batista em Cidade Quarto Centenário de São Paulo, SP
E pela celebração dos quarenta anos
de ministério do Pastor
Haroldo Rosendo Rico
 
522

Ninguém esteve lá. Nenhum de nós foi testemunha de sua criação. Mas há um que de lá desceu e que nos descreveu maravilhosamente, enfatizando a sua realidade. Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. (Jo 3:13)
 
Jesus, que desceu do céu e para lá subiu, afirmou: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. (Jo 14:2)
 
Há uma série de profecias que haverão de cumprir-se. Alguns crêem na literalidade delas; outros, em seu cumprimento figurativo. Este crente que hoje prega crê que o Céu será o último estágio de nossa história, eterno e maravilhoso.
 
DA MORTE À RESSURREIÇÃO, UM ESTADO CONSCIENTE
 
Há grupos cristãos que advogam pelo sono da alma enquanto aguarda o dia da ressurreição dos mortos. Mas esta opinião choca-se frontalmente com algumas questões.
 
1) Jesus Cristo marcou com o ladrão arrependido, pendente à cruz, um encontro no PARAÍSO naquele mesmo dia. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lc 23:43)
 
2) O Apóstolo Paulo fala da morte como "estar imediatamente com Cristo" e isto não se harmoniza com o sono da alma. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. (Fp 1:23)
 
3) João, o Apóstolo, ao receber a revelação do Apocalipse, fala, sobre o quintoo selo, das almas que se encontravam debaixo do altar, almas, vidas humanas, mártires, conscientes no além, antes da ressurreição: E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. (Ap 6:9)
 

UM PARAÍSO ENTRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO
 
O texto citado fala do Paraíso. Esta palavra significa jardim murado, lugar de delícias, local aprazível. Originalmente no Éden, chamado de Jardim de Deus. Ausência de pragas, de morte, de dor, de qualquer coisa ruim. Para os crentes, o lugar maravilhoso ao lado de Jesus, para onde o ladrão convertido foi, ao deixar esta vida. Foi para lá que Estêvão foi, quando disse: E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. (At 7:59)
 
Foi lá que o rico viu Lázaro, o pobre enfermo que mendigava à porta de sua casa, comendo as migalhas de sua mesa. O rico, em tormentos, contemplava Lázaro no Paraíso, chamado de "seio de Abraão", isto é, o lugar onde se encontrava Abraão.
 
A RESSURREIÇÃO TRARÁ OS QUE MORRERAM EM CRISTO
 
Conquanto o Paraíso seja maravilhoso e um estado de consciência inigualavelmente prazeiroso, não significa a totalidade da Obra de Deus pelo homem. Cristo de forma trina, corpo, alma e espírito, o homem ainda tem o seu corpo mergulhado no pó da Terra, morto e devorado por vermes. A ressurreição é a proclamação da vitória do Senhor da vida e o resgate desta parte inseparável do ser humano: Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? (1Co 15:55); Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (Jo 11:25); Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. (1Co 6:14)
 
DESFRUTAREMOS DE UM MILÊNIO GLORIOSO
 
Há os que não crêem neste período de tempo especial sobre a Terra. São os amilenistas, maioria no meio dos seminários, e os pós-milenistas, quase desaparecidos. Todos os demais, pre-milenistas, com pequenas variações, crêem num tempo maravilhoso sobre a Terra, onde Natureza e Reino de Deus conviverão de forma gloriosa. Será um tempo onde Deus cumprirá a promessa feita a Davi, de que reinaria por mil anos. Um reino terreno, com animais e seres humanos em convívio. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor (Is 65:25)
 
E em Jerusalém se estabelecerá o arraial dos santos, a capital do império. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. (Ap 20:9)
 
A TERRA SERÁ DESTRUÍDA E UMA NOVA TERRA SURGIRÁ
 
O milênio será interrompido pela libertação de Satanás após o período. Este reunirá as nações contra o arraial dos santos, Gogue e Magogue. E, quando atacar o reino do Senhor, será subitamente destruído pelo Senhor que, junto com o Diabo, destruirá todo o planeta Terra. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. (2Pe 3:10)
 
Há os que crêem que a Terra não será destruída, mas renovada, assim como não foi destruída no dilúvio, mas repovoada. Esta interpretação esbarra na questão de que os elementos em chamas se desfarão e que tudo o que há atualmente "não mais existirá".
 
VIRÁ DOS CÉUS A NOVA JERUSALÉM
 
Sem entrar em detalhes, a Bíblia nos diz que haverá continuidade da santa felicidade, com a descida da cidade celestial, a Nova Jerusalém. JERUSALÉM significa CIDADE DE PAZ. Sua dimensão:  2.200 km de altura, de cumprimento, de largura. Seus materiais são ouro, pedras preciosas, pérolas e muita luminosidade própria, vinda do próprio Deus. Será a capital do Céu na eternidade. E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. (Ap 21:16)
 
 
Certa feita ouvi um querido pastor falar sobre o céu. Para ele tudo seria etéreo, espiritual, sem forma e nem aparência, apenas uma presença. Talvez uma espécie de espírito boiando numa escuridão sem fim. Pensei: "Eu jamais pensei que o céu fosse assim!". Então optei por crer no relato bíblico, não nas opiniões filosóficas das idéias humanas. Optei pela seguinte conclusão: DEUS NÃO TROCA O BOM PELO PIOR, SÓ PELO MELHOR. Se esta Terra, com todas as suas imperfeições e condenações já possui belezas incalculáveis, se Deus a tudo criou com cores, variações, beleza, tamanho, dimensões diferentes e absoluta variedade, e se Deus disse que tudo isto era MUITO BOM, então o que virá na Nova Jerusalém e na eternidade SÓ PODERÁ SER MELHOR AINDA! Trocar as belezas terreais criadas por Deus por uma mera fumacinha invisível não é troca que se aceite. E nem a Bíblia ensina assim!
 
Lá haverá rio: E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. (Ap 22:1)
 
Lá haverá árvore, praça e frutas: No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. (Ap 22:2)
 
Lá haverá cavalo: E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. (Ap 19:11)
 
Lá haverá contagem de tempo: veja novamente Apocalipse 22.2
 
Lá os corpos serão reais, terão roupas, não serão imaginários ou etéreos: Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; (Ap 7:9)
 
Lá a consciência terrena será restrita, isto é, nos recordaremos das coisas que convém, tanto a nível de conhecimento quanto de importância (não nos lembraremos dos queridos que partiram sem o Senhor, nem das tristezas pelas quais passamos). E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. (Ap 21:4)
 
Nós nos conheceremos no céu
 
Abraão continuou Abraão no céu, e foi conhecido pelo rico, que também reconheceu a Lázaro: E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. (Lc 16:24)
 
Moisés e Elias foram reconhecidos pelos apóstolos; o primeiro já havia falecido, mas manteve as suas características: E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, (Lc 9:30)
 
Veremos os nossos queridos novamente (os que na glória estiverem): Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. (2Sm 12:23)
 
CONCLUSÃO
 
O céu é uma santa esperança e também uma santa certeza. Temos esperança de estar lá porque em Cristo temos certeza da vida eterna.
 
Lá chegaremos não por méritos próprios, mas pelos méritos de Jesus Cristo, que morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados todos.
 
Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. (Lc 10:20)
 
O céu é a concretização e a resposta do Senhor à Sua oração tão preciosa, feita em favor de todos os que crêem, tanto os de Sua época quanto os que vieram a crer nele depois, e ainda dos que crerão no futuro:
 
Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. (Jo 17:24)
 
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (Jo 14:3)
 
Amém!
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo
06/08/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...