sexta-feira, 8 de setembro de 2017

memórias literárias - 524 - A ADORAÇÃO QUE AGRADA A DEUS

A ADORAÇÃO
QUE AGRADA
A DEUS

 
524

05/08/2017
Mensagem preparada para o culto de louvor
na igreja onde serve a Deus o meu grande amigo
e irmão em Cristo Augusto Wagner  Ferreira de Barros
 
Dois textos bíblicos.
 
O primeiro encontra-se em João 4:
 
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.(Jo 4:23-24)
 

O segundo encontra-se em Isaías 6:
 
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Is 6:5-8)
 
Adorar significa prestar culto, venerar, prestar homenagem. Adorar envolve atitudes e demonstrações de apreço, de carinho, de reconhecimento, de submissão, de confiança. Ao longo do tempo os homens criaram as suas próprias divindades, e, por não passarem de ilusões, serviam-nas de formas bizarras e estranhas. Porém, por trás de toda adoração a um falso deus, está a presença de Satanás, o "anjo de luz" caído, cercado por demônios. O papel dele é perverter o culto verdadeiro a Deus, conduzindo os seus adoradores a prestar culto ao mal e à sua rebeldia.
 
Acredito que os textos acima nos dão tranquilidade para afirmar que O PAI PROCURA ADORADORES, não por não tê-los, não porque precise deles, não porque seja incapaz de criar adoradores aos milhões. Há classes de anjos que foram feitas exclusivamente para adorá-lo. O próprio texto bíblico, anterior aos versos de Isaías, diz que Serafins com três pares de asas, viviam para adorá-Lo. A raiz do nome em hebraico (serah) significa ARDER, INCANDESCENTE.
 
Os dois textos nos conduzem às seguintes conclusões:
 
I - O PAI PROCURA ADORADORES (João 4.23)
 
O Pai não os procura por tê-los perdido. Jamais! Deus tudo tem em Suas mãos.
 
O Pai não os procura por não existirem, e, então, busca constantemente despertar alguém para adorá-Lo. Nunca! Deus é Soberano sobre todas as coisas e independe do homem ou de sua boa vontade para realizar o Seu propósito.
 
Procurar também significa atrair e acercar-se. Quando Deus decidiu destruir a humanidade antes do dilúvio, o Seu olhar encontrou Noé e sua maneira condigna de portar-se ante um mundo em pecado. Ele encontrou uma pérola no meio dos pedregulhos. Assim Deus procura alguém que o adore de verdade no meio desta geração corrupta, maligna e seguidora de Baal, mesmo travestida de evangélica. Li que Wesley Safadão, um dos mais populares animadores de festas mundanas, converteu-se à igreja evangélica. Se sua conversão fosse a Cristo ele deixaria de ser o "safadão". Mas os falsos cristãos que dirigem as igrejas não têm interesse em pregar a verdade, pois esta constrange, humilha e condiciona o homem à condição de pecador carente.
 
A procura de Deus por adoradores verdadeiros é a Sua onisciência em conhecer os caminhos de todos nós. Na multidão dos que sambam, dançam, gritam, gemem, choram, dizendo que estão adorando a Deus, não há espaço para a verdade da alma. Gritam, dançam, choram, sambam ou para chamar a atenção da divindade ou para demonstrarem certo quebrantamento. Tudo em vão. Deus já achou os Seus adoradores em outros lugares: encontrou-os de joelhos dobrados junto à cama em seus quartos, ou nos locais escolhidos para a hora tranquila! Encontrou-os quando, à semelhança do bom samaritano, acudiram a dor do próximo, mesmo sendo alguém tão diferente dele. Encontrou-os quando testemunhavam do evangelho corajosamente diante dos patrões, dos empregados, dos colegas de faculdade, da vizinhança, das autoridades. Encontrou-os quando não aceitaram ir para as baladas, não aceitaram a fornicação com suas namoradas, não participaram da mentira contada para encobrir o crime alheio ou a traição de alguém. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá (Sl 1:6)
 
II - O PAI SÓ É ADORADO EM ESPÍRITO E EM VERDADE (João 4.24)
 
Jesus diz à mulher samaritana que Deus é Espírito. Isto significa que ele não é constituido da mesma materialidade nossa, o que não significa que seja uma fumacinha disforme. Deus tem forma, mas a vista humana não é capaz de vê-la. Deus disse a Moisés, que queria ver a Sua glória: E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. (Ex 33:20)
 
Depois de um longo convívio com os apóstolos e da triste notícia de que teria que morrer, mas que ressuscitaria, Filipe pediu a Cristo: "Mostra-nos o Pai". Jesus, com santa paciência e absoluta transparência, lhe afirmou: Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Jo 14:9)
 
Moisés quis ver a face de Deus e não pôde. Filipe pediu o mesmo e Jesus lhe disse que Ele era a face de Deus. Mas nenhuma fotografia foi tirada deste rosto imaculado. Como creremos? O próprio Senhor nos afirma: Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. (Jo 20:29)
 
Isto nos leva à mais pura forma de adorar: aquela que não depende de objetos, não depende de visões, não depende de rituais exteriores, mas depende de uma alma absolutamente consciente do motivo que a envolve nesta adoração!
 
Adoração que reconhece em Deus a sua origem e vida! Adoração que rende a Deus a glória legítima ao Seu nome! Adoração que proclama a soberania divina sobre todas as coisas e a verdade de Sua Palavra como diretriz para toda a história e construção da vida! Adoração que reconhece a mão de Deus nas coisas mais simples, bem como a Sua mão nas coisas mais complexas!
 
Este tipo de adoração era um contraponto ao tipo de adoração que os pagãos ofereciam aos seus deuses! Em Israel chegavam a praticar relações sexuais diante das imagens de Baal, de Astarote, de Moloque! Ao deus Moloque ofertavam os bebezinhos recém-nascidos, vivos, numa bacia em chamas, em oferenda às suas divindades! Entre os gregos, além da prostituição cúltica, davam comida, bebida, animais sacrificados e todo tipo de flagelo e orgia! Baco, o deus do vinho, é prova inconteste deste passado horrível.
 
Mas nos dias atuais as religiões pagãs fazem o mesmo! Nas esquinas e nas encruzilhadas, nas cachoeiras e nos capinzais, ali estão os pratos com farofa, com galinha frita ou assada, os bolinhos de arroz, os doces de crianças e toda sorte de oferendas aos deuses da terra!
 
E, se isto não bastasse, os evangélicos abominaram o culto verdadeiro, transformando o Deus que quer ser cultuado em espírito e em verdade, num deus barato do paganismo, quando dão a ele cultos estéticos, malabarísticos e de estofos coloridos em vestes apropriadas para diversas ocasiões. Não apenas isso, trouxeram para o seio das suas comunidades objetos que invocam a presença deste suposto deus, com o toque de shofares, com a queima de incenso, com o trânsito de arcas, com o movimentar de panos e de bandeiras, com o esparramar de sal grosso pelo chão, com a pronúncia de palavras mágicas do hebraico.
 
Nada mais ousado e mais distante do tipo de adoração que o Pai espera de Seus súditos!
 
A adoração a Deus é simples e clara: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (Jo 14:21)
 
III - O PAI TRANSFORMA ADORADORES EM EVANGELISTAS(Isaías 6.8)
 
Isaías era um homem de Deus. Deus o conhecia no íntimo de seu coração. Estava triste com a morte do Rei Uzias, de quem gostava. Tantas tragédias nacionais. Isaías usa essas crises para buscar a Deus. Ah, se cada um de nós trocasse a lamúria e a tristeza por mais tempo de joelhos, mais tempo em oração, mais tempo em exame da Palavra do Senhor, fenômenos como o de Isaías iriam repetir-se mais! E que fenômeno foi esse?
 
Estava em adoração do tipo certo (em espírito e em verdade), quando Deus mostrou a Sua glória celestial. Mostrou o Seu trono e a maneira reverente com que os serafins adoravam ao Senhor, com asas de reverência (muito diferentes dos falsos adoradores que trafegam pelas nossas igrejas, cada dia mais ousados em suas palavras, atos e ensinos libertinos...).
 
Isaías sabia que ver a Deus significava morrer, pois Deus não podia ser visto por olhos humanos desde que Adão fora expulso do Paraíso. Ele pensou: vou morrer. Mas um dos anjos veio com uma brasa do altar do próprio Deus, tocando-lhe, dizendo: "Fique tranquilo, seu pecado foi tirado".
 
A brasa que tirou o pecado veio do próprio Deus, mostrando a Isaías que não foi por seu mérito próprio, por ritual próprio, por pagamento próprio que retirou o próprio pecado. Assim também é Cristo para nós: o próprio Deus trazendo-nos salvação através do sacrifício de Seu Filho bendito, na cruz do Calvário. Resta-nos concordar com Paulo, quando diz: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Ef 2:8)
 
Isaias, de posse do perdão trazido pelo próprio Deus, ouve o Senhor dizer: "Quem há de ir por nós?" Deus fala consigo mesmo entre as pessoas da Santíssima trindade. Isaías, limpo de seu pecado, agora pode contemplar a Deus em sua autêntica adoração. E quem contempla a Deus limpo de seu pecado pelo poder do sangue de Jesus Cristo, também pode ouvir Deus falar! E Deus fala! Fala pela Sua Palavra, a Bíblia Sagrada! Fala ao nosso coração, pela fé, de forma maravilhosa, edificante, fundamentada na Bíblia.
 
Isaías, então, ao ouvir a conversa, oferece-se ao Senhor: "Eis-me aqui, envia-me a mim!"
 
A verdadeira adoração, feita por uma alma que purificou-se pelo precioso sangue de Jesus Cristo, que não busca a Deus procurando agradar-Lhe com justiça própria, com rituais e atos que paguem por esta adoração, mas em santa gratidão adora Àquele que tudo fez por nós sem que merecêssemos nada, é capaz de ouvir a voz do Senhor, que diz: "Quem há de ir por nós?" Ir para onde?  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16:15); Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (At 1:8); E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. (Rm 10:15)!
 
A adoração verdadeira gera crentes conscientes e voluntários no serviço da divulgação das boas-novas de salvação aos não convertidos. A verdadeira adoração parte da alma satisfeita com a obra completa de Cristo na cruz do Calvário e com o anseio profundo em tornar tal evangelho conhecido de todas as pessoas! A verdadeira adoração faz de cada cultuante um evangelista, não propriamente um pregador, mas um testemunhador do que Cristo fez em seu lugar. É um chamado de Deus, atendido voluntariamente pelo adorador verdadeiro.
 
CONCLUSÃO
 
O Pai procura adoradores neste mundo, não porque não os encontre, mas porque os identifica através da vida consagrada e santificada de cada crente. Seríamos nós o tipo de adoradores que Ele procura?
 
O Pai é o alvo da nossa adoração e quer ser adorado não com objetos, com rituais, com danças, com roupas esvoaçantes, com mágicas, com oferendas; Deus quer ser adorado em espírito e em verdade, ou seja, dentro de um coração reto em Sua presença e de forma verdadeira, não teatral. Seríamos nós o tipo de adoradores que Ele procura?
 
O Pai tira o pecado de cada adorador por iniciativa própria, não por mérito do adorador. Assim, não importa o valor do sacrifício humano, das justificativas ou dos pagamentos que o homem queira fazer, nada disso paga a graça do Senhor, que é gratuita e disponível para quem reconhece a completa ineficácia humana e a total dependência de Deus. O Pai satisfaz à alma sedenta. Seríamos nós o tipo de adoradores que Ele procura?
 
O Pai convoca a cada adorador para ser semeador de boas-novas, esparramando o evangelho para todo o canto. Não significa ser pregador, ser professor, mas ser compartilhador de tão grande salvação e de tão grande bênção, pois ter Cristo no coração e a certeza do Céu é bênção incomensurável. Nenhum adorador que não tenha consciência deste chamado pode ser considerado um verdadeiro adorador, pois um cristão autêntico está debaixo de uma ordem: sejam testemunhas!
 
Que Deus, em Sua infinita misericórdia, abençoe a todos nós, que ousamos nos chamar de adoradores de Deus. Que compreendamos que Ele é tudo em nós e que não somos capazes de agradá-Lo, mas que Ele, com Santo amor e bondade, acolhe o pecador convertido que o busca interiormente, pela fé, sem ver o Seu rosto, mas crendo em Sua presença e na legitimidade de Sua Palavra; e de cada adorador faz um evangelista para a salvação de todo aquele que crê.
 
Que Deus nos abençoe.
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...