sábado, 6 de junho de 2020

memórias literárias - 885 - SEM NARRATIVAS

SEM
NARRATIVAS
 
 
885
 
A Palavra pura e simples. Não a narrativa que desejam construir.
 
Nossa geração vive uma cultura de releitura, de explicar os fatos à luz de ideologias. Os próprios noticiários são focados ou na visão de esquerda ou na de direita. É muito raro algum veículo comunicativo isento. E será que é possível comunicar com isenção?
 
Se soubermos separar o que são fatos e o que são interpretações dos fatos, sim. Eu não quero saber o que você pensa sobre o assunto. Eu quero conhecer o assunto em profundidade. Eu tirarei as conclusões sobre o tema. O erro de quem comunica é tentar pensar em lugar do outro.
 
Neste sentido, e falando sobre a questão DEUS E JESUS CRISTO, distribuir a Palavra de Deus pura e simplesmente, é algo magnífico. Não quero distribuir narrativas, quero distribuir o que Deus falou. Isso é o fundamental. O trabalho dos GIDEÕES INTERNACIONAIS é um modelo maravilhoso de evangelização isenta. Eles entregam um exemplar da bíblia ou do Novo Testamento, Salmos e Provérbios e deixam que o Espírito Santo faça a aplicação. Eles o fazem nas escolas, quartéis, hospitais e hotéis. Quem de nós já não viu um destes exemplares azuis ou cinzas em algum local público?
 
Uma versão clássica da bíblia sem a ótica das modernas editoras, que procuram adaptar o texto ao gosto das sociedades é indispensável. Eu tenho uma vasta biblioteca de bíblias em papel. Tenho muitas edições em português. Mas confesso: as modernas versões (agora virou moda fazer uma ou duas por ano, cada uma para um público, ou de uma editora que procura empurrar o seu produto em detrimento do outro) não se comportam como traduções fiéis. Eu não preciso adaptar a Palavra de Deus ao infortúnio do analfabetismo popular ou ao vulgarismo coloquial do povo. Pelo contrário, uma versão normal que inspire o leitor a buscar melhorar o seu vocabulário é muito melhor. Foi por causa da bíblia que eu melhorei o meu vocabulário: bem-aventurença, epístola, graça, beneplácito, sacerdócio, salvação. Eu não quero ouvir Jesus sendo chamado de VOCÊ ou ele se referir a VOCÊS. A bíblia é o último refúgio de elegância e reverência em nosso idioma!
 
A minha conversão é fruto de uma bíblia que ganhei de presente quando era officeboy de uma farmácia. Um ano após recebê-la eu estava sendo batizado, pois havia me convertido a Jesus Cristo. Há livretos como AUXÍLIO DO ALTO e congêneres, ou publicações que repartem trechos das Escrituras Sagradas, que muito acrescentam em termos de oportunidade para a reflexão. Essa moda de valer-se de celular para tudo está com os dias contados, uma vez que, com a pandemia, está dando repulsa viver com o olho colado num ecrã de celular. As pessoas, fartas de tanta comunicação massiva, querem um livro para ler, algo que as traga ao mundo real novamente. Estudantes que são obrigados a fazer aulas on-line já estão fartos de tanta matéria e nenhuma interação real. Tenho sobrinhos que não estão suportando esse mundo virtual.
 
Elaine e eu conversamos sobre essa invasão maciça de lives e de cultos, louvores e pregações por internet, tudo ao vivo. Por um lado é uma ferramenta adequada para quem não pode estar presente na igreja (todos nós, hoje). Por outro é um excesso de individualidade cultual que fatalmente provocará repulsa dia mais, dia menos. Fazer com que a igreja viva assim após a pandemia é matá-la.  Eu não tenho mais paciência de ver lives ou de participar de reuniões com 50 mini-pessoas se mexendo e sussurrando alguma coisa. E creio que pastores também não suportarão mais esse tipo de vida virtual completamente alienada do mundo real. Não somos espíritos incorpóreos!
 
Não quero a narrativa! Quero a verdade! Dias atrás ouvi um pregador a dizer: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho. Então nós devemos dar também o nosso carro, casa e todos os bens para a Obra nesta igreja". Outro falou: "Jesus vai curar todo mundo que estiver aqui, pois tenho poder para fazer obras maiores. ". E o filho dele morreu depois de definhar por anos num caro hospital. Um outro também disse: "Em  tudo dai graças. E eu dou. Até pelos pecados que cometo". Por aí vai. Cada um faz o seu deu do jeito que gosta. Cada um tem um bezerro de ouro pendurado no cabide do coração. Conseguiram transformar até um político num falso messias idolatrado e ai daquele que toca no "ungido" desses neopentecostais politiqueiros!
 
Chega de narrativas. Eu quero a verdade!
 
"À Lei e ao testemunho! Se não falarem assim jamais lhes nascerá a alva". Isaías 8.20
 
Wagner Antonio de Araújo
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...