sexta-feira, 12 de junho de 2020

memórias literárias - 889 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 04 - A FÉ QUE IMPULSIONA

 
04 - A FÉ QUE
IMPULSIONA
 
889
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Esta é a série A FÉ QUE FAZ VIVER hoje falaremos sobre A FÉ QUE IMPULSIONA.

É muito triste ver tantos cristãos a sofrerem de depressão, de falta de motivação, de inatividade. Talvez por terem se deixado levar pelas falácias de Satanás encontram-se nesta situação. Outras vezes, contudo, assim estão por falta da operosidade da fé. A fé cristã autêntica, que salva, também é a mesma que dá forças para viver. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1Jo 5:4).
A fé nos impulsiona quando nos sentimos com medo e desamparados. Elias foi um exemplo disto. Depois de levar uma vida inteira dedicada a Deus, servindo como profeta poderoso e repleto da graça do Senhor, sentiu medo e desespero. Ele havia enfrentado quatrocentos profetas de Baal, um ídolo de seu tempo. Após tal enfrentamento vencedor a rainha Jezabel prometeu matá-lo. Ele, que não temera nada e ninguém, agora corria feito fugitivo pelo deserto. Cansado após tanto caminhar, sentou-se debaixo de um zimbro e pediu a morte. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. (1Rs 19:4). Deus proveu para ele um alimento e a água necessárias. Um anjo o acordou e o fez comer. Mas estava tão depressivo que dormiu novamente. Então lemos: E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. (1Rs 19:7). Elias comeu, seguiu para o monte Horebe e ali Deus lhe manda dar meia volta e completar a sua carreira. Sim, Deus colocou um anjo em seu caminho. E Deus coloca um anjo no caminho de todo cristão que esteja passando pelo desânimo, pela depressão, pela tristeza e pelo medo. E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste. (Dn 10:19). Esta foi a experiência de outro profeta, Daniel. E esta é a experiência de todo crente, de todo aquele que ama a Jesus. Ele disse: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33).
A fé nos impulsiona a completar a nossa carreira. No ministério cristão é a fé que nos leva a fazer o nosso dever: aquele que ensaia um coral ou um conjunto musical, muitas vezes sente-se desanimado por não contemplar os resultados que gostaria. Mas ele crê que o Senhor tem um plano e persevera. O resultado um dia aparecerá. O pastor que abre um trabalho vê-se muitas vezes atolado no desânimo: os membros não são fiéis, não há lares abertos para a pregação, a vizinhança não se sensibiliza pela pregação, os jovens não perseveram na fé. Muitas vezes ele chora baixinho, longe até da família, pois são lutas da obra do Senhor. E o que acontece? Deus lhe dá forças para não parar, para não desistir, para não esmorecer. Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias (Dn 12:13).
A fé nos impulsiona a crer no amanhã. Diz o hino de Bill Gaither, em versão do Pr. Luiz Roberto da Silva: “Porque Ele vive posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há, pois eu bem sei, eu sei, que minha vida está nas mãos de meu Jesus, que vivo está”.  A fé verdadeira diz: “Ele e eu vivo também; Ele venceu, eu vencerei também”. A fé verdadeira crê que a vitória já está garantida pelo Senhor. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1Jo 5:4). A nossa vida aqui no mundo é passageira, é curta, é sofrida, é limitada. Nada do que usamos, temos ou ajuntamos é realmente nosso; tudo é emprestado. Mas a fé que temos no coração, ah, esta é nossa e irá conosco para o além. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. (Rm 14:22). Também lemos em Apocalipse: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem. (Ap 14:13). Quando morrermos, nos encontraremos junto de Jesus, como o ladrão convertido na cruz, que encontrou-se com o Salvador no Paraíso naquela mesma tarde. E, quando da volta do Senhor, viremos e nos ajuntaremos com Ele. E assim estaremos para sempre com o Senhor! Aleluia!

Ouvinte, como está a sua fé? Ela lhe impulsiona ou aprisiona? Ela o faz alçar um vôo mais alto ou o acomoda ao chão? A sua fé lhe conduz às alturas, onde Cristo está assentado, ou o mantém no abismo, repleto de dores e de insatisfações? Que saibamos que Deus tem para os Seus uma vida de profunda e maravilhosa graça, que nos faz lutar, construir, criar, desenvolver, perseverar, ousar, completar! Seja na criação dos filhos, seja no exercício da profissão, seja no concurso público ou nos estudos universitários, seja no trabalho cristão na igreja do Senhor, Deus nos impulsiona a fazer muito por Ele, através de uma fé viva e eficaz. Diz o antigo hino: “Sua fé Jesus contemplará, sim, o que Jesus promete, dá. Ele vê o coração e responde à petição, sua fé Jesus contemplará!”

Que assim seja para com todos nós e que Ele nos abençoe. Amém.
 
Wagner Antonio de Araújo
 

obs: gratidão a Maria Arlete Pereira de Abreu Bastos, um anjo em minha vida. Obrigado, mamãe portuguesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...