quarta-feira, 29 de agosto de 2018

A FÉ QUE FAZ VIVER - 02 - A FÉ QUE NÃO SALVA


02 - A FÉ
QUE NÃO
SALVA
 
Série:
A FÉ QUE FAZ
VIVER!
 
711
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Esta é a série A FÉ QUE FAZ VIVER e refletiremos sobre o segundo tema proposto: A FÉ QUE NÃO SALVA.

Como? Há como se ter fé e não experimentar a salvação e a graça de Deus? Sim, e como há! Aliás, nos dias de hoje é o que mais encontramos! As igrejas estão repletas de gente, as denominações cristãs multiplicam-se como coelhos. No entanto isto não significa que estes religiosos tenham sido salvos. Sobre ter fé Tiago, o meio-irmão de Jesus chega a dizer: Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. (Tg 2:19). O Diabo é crente, mas a fé que ele tem não salva, pois é apenas crença na realidade, não transformação de vida. Vejamos algumas expressões de fé que não salvam.

Crer e fazer milagres não são sinais da fé que salva. Muitos não cristãos experimentam curas e milagres fora da fé cristã. Estaria Deus operando ali? Certamente que não. E por que as coisas acontecem? Porque há, na mente humana, uma capacidade de fé instrumental, o pensamento positivo, que pode operar grandes coisas na vida e no meio ambiente. Não ignoramos o poder do cérebro humano ou das motivações psíquicas. Seria bom lembrarmo-nos de que Moisés e Arão, quando diante de Faraó fizeram sinais e prodígios; os magos egípcios também os fizeram e não foi pelo dom de Deus, mas por forças mentais e demoníacas. Dessa forma há muita gente a prometer curas, milagres, prosperidade, fenômenos paranormais e muitos sinais acontecem. Isto não credencia a fé que salva, pois não vem acompanhada nem de monoteísmo, nem de santidade e nem de transformação interior. Além disto a Bíblia diz que Deus “permite” certos acontecimentos nos meios idólatras e pagãos para que as pessoas, que não deram crédito à verdade, continuem escravos da mentira. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; (2Ts 2:11). Jesus Cristo fala de um tempo onde Satanás operaria maravilhas no engano dos povos: Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. (Mc 13:22). Logo, operar milagres não é sintoma da fé que salva. Pelo contrário, pode ser exatamente o contrário: Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mt 7:22-23). Jesus dá a chave da fé verdadeira: praticar a justiça; quem faz milagres e propaga a mentira pratica a iniquidade.

Manifestar sinais espirituais e os supostos dons do Espírito Santo não são sinais da fé que salva. Aliás, nos dias atuais, o que mais existem são falsos profetas a invocar o Espírito Santo e a simular sinais de supostas línguas estranhas e de choques elétricos recebidos do além, fazendo-os girar, rodopiar, gritar, latir, gargalhar e caírem como mortos. Nada mais antagônico à fé cristã que salva e que liberta. Hoje cresce o número de grupos cristãos seduzidos pelo vulgar “reteté”, que nada mais é que o espiritismo e a feitiçaria travestidos de cristãos. Outros vivem em igrejas cristãs, cantam e se tornam astros da música gospel, e ainda outros tornam-se grandes pregadores de multidões, mas não vivem um milímetro da fé que pensam propagar. Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam. (Sl 78:36). Sim, a cada dia vemos os escândalos na vida de pastores, de bispos, de cantores, de profetas, coisas que nos trazem tanto desgosto. A fé que salva transforma o coração, não meramente a expressão religiosa. Quem é de Deus experimenta mudança de vida, não um acomodamento no pecado com justificativas bíblicas. Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! (Is 5:20)
Por fim, a fé que não salva não apresenta Jesus Cristo como Senhor e Salvador, mas faz do homem o seu próprio Deus. No meio evangélico são grupos e pregadores que exaltam o pastor, o bispo, o missionário em lugar de Jesus Cristo. E, mais recentemente, enchendo os cultos das bugigangas efêmeras do sincretismo religioso: arcas, bandeiras de Israel, candelabros, litros de óleo de unção etc. Já no meio idólatra é a fé dividida entre Jesus, Sua mãe e os supostos santos. Querem honrar a Jesus, mas honram outros homens, considerando-os intermediários a Jesus. A Bíblia diz que Deus não divide a Sua glória: Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (Is 42:8). Sobre mediação, seja de Maria ou de qualquer suposto santo, assim diz a Bíblia: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1Tm 2:5). No dia em que João ajoelhou-se diante de um anjo ouviu esta frase: E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Ap 22:9). A fé que salva adora só a Deus.

Prezado ouvinte, tem segurança de que a sua fé é a verdadeira? Está ela alicerçada na Bíblia, a Palavra de Deus? Operou ela a sua transformação? Creia em Deus, creia nas Escrituras Sagradas e abrace a verdadeira fé que salva. Que Deus nos abençoe. Amém.
 

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes).
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/ 
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/ 
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com 
fone vivo/whatsapp: 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...