quarta-feira, 8 de agosto de 2018

MEMÓRIAS PASTORAIS - VARGEM GRANDE 3/12 - 4 E 5 DE AGOSTO DE 2018


VARGEM
GRANDE
3/12
04 e 05 de agosto de 2018


 
696

Estávamos animados para ir à Vargem Grande do Sul. A irmã Cleonice tomaria conta de nossa casa e Milú nos acompanharia. A Rutinha estava inquieta e o Josué feliz. Elaine satisfeita e eu aguardando por um sábado bastante ocupado com as coisas do Senhor.
 
Fotos de nossa saída
 
 
Vídeo da viagem
 
 

Chegamos britanicamente às doze horas, na residência do irmão Raphael, da irmã Dayana e da pequenina Sophia. Lá estava também a irmã Vilma, mãe de Dayana. Eles nos receberam principescamente em sua residência. Prepararam-nos um delicioso almoço. As crianças se divertiam. Conhecemos a casa deles, um primor de residência. Raphael é um excelente crente. Ele é o vice-presidente da igreja. Um grande batalhador. Tornou-se dentista e trabalha também no atendimento público. Um crente exemplar. Faz parte do trio masculino. Dayana é uma mãe maravilhosa e esposa virtuosa. Sua mãe Vilma uma doçura. E a pequena Sophia a grande amiga de nossa Rutinha.
 
Fotos na casa do irmão Raphael
 
Vídeo das brincadeiras das crianças
 
O Pr. Samuel chegou e com ele fui fazer visitas, enquanto a esposa, Milu  e as crianças ficaram com a irmã Dayana.
 
 

A nossa primeira visita foi no lar da irmã Cira e de sua filha Manoela. Fomos maravilhosamente recebidos na residência delas. Daniela é uma filha maravilhosa. Estudante dedicada, tornou-se fisioterapeuta qualificada. Conhecemos um pouco mais da história da igreja local.
 
Fotos da visita na casa da irmã Cira e da Daniela
 

 
Partimos então para a casa da irmã Roseli, uma senhora maravilhosa e simpática, que há mais de vinte anos serve ao Senhor na igreja. Serviu-nos um delicioso cural e demonstrou grande simpatia. Oramos e cantamos ao Senhor.
 
Fotos da visita na casa da irmã Roseli.
 
Então reuni-me à família e fomos à igreja. Ali, às dezessete horas, demos início ao DISCIPULADO DINÂMICO. Eu, quando adolescente, fiz parte dos discípulos do Pr. Manoel Waldemur Pereira Corrêa, na Igreja Batista em Sumarezinho. Em 1982 ele implantou este sistema, baseado nos esboços de Gary Kuhne, da Aliança Estudantil e Profissional para Cristo. O sistema era simples: uma introdução e o estudo de dez esboços de doutrinas básicas para uma vida cristã frutífera. Desde então eu reproduzo o que aprendi com um grupo que queira ensinar também. E que surpresa boa! Vários irmãos presentes! Foi uma hora de estudo bíblico no texto de II Timóteo 2. Seja Deus engrandecido!
 
 

Após o discipulado rumamos para a residência da irmã Jandira. Esta querida irmã fora visitada em nossa última atividade de visitação e desejara um culto com a celebração da Ceia do Senhor. Por não poder locomover-se com facilidade isto seria maravilhoso para ela. Então a igreja foi até a sua casa e realizou um inesquecível culto. Celebramos a Ceia do Senhor. Após a realização ganhamos dois bombons de chocolate cada um, um mimo muito singelo que a irmã Jandira fez questão de entregar. Vi no rosto das pessoas um brilho tão maravilhoso, lembrei-me dos idos anos quando as igrejas celebravam cultos nos lares e a comunhão era tão simples e humilde. Vi a presença de Deus ali!
 
Vídeo da realização do culto
 
Fotos da celebração do culto
 
 
Fomos jantar na casa do irmão Raphael. Sua hospitalidade e cortesia, ao lado da família, impressionaram-nos profundamente. Depois rumamos para o nosso quartinho na igreja. Milu estava e o quarto ficou pequeno. Como adquirimos uma cama-box bicama, tomei a caminha e fui para a sala das crianças. À princípio pensei que seria um sono difícil. Ledo engano! Aquela caminha baixa foi para mim uma terapia! Que sono abençoado!
 
Chegou o domingo. Como sempre, acordei cedo e preparei-me. As mulheres e o meu filhinho também se prepararam. Logo começaria a Escola Bíblica Dominical.
 

 
E começou. O irmão Cláudio a dirigiu brilhantemente. Também cantamos hinos de louvor a Deus. O irmão Israel trouxe-nos preciosa meditação. Aliás, ele é um excelente pregador. Depois eu recebi a oportunidade de lecionar sobre Jacó e as suas experiências de oração. Foi um momento maravilhoso de meditação na Palavra de Deus.
 
Fotos da manhã e Escola Bíblica Dominical
 
Vídeos da Escola Bíblica Dominical
 
Hino congregacional: Canta Minh'Alma
 
Hino congregacional: Vem à Escola Comigo
 
Meditação bíblica - irmão Israel
 
Hino congregacional - Exaltado
 
Aula da Escola Bíblica Dominical - Prof. Pr. Wagner - Tema: Jacó
 
Pr. Samuel: um amigo das crianças!
 
 
Fomos almoçar com a família pastoral (Pr. Samuel & Eunice, Cláudio & Cristiane). O restaurante é muito bom. Mas o Pr. Samuel é muito brincalhão. Ele por duas vezes tirou algo de mim ao final da EBD só para ver-me procurar. E no restaurante não foi diferente: a irmã Eunice, orientada, pediu para eu fotografá-la ao lado de Cristiane, sua filha. Onde estava o meu celular? Procurei nos bolsos, procurei na mesa, pedi à Elaine para procurar. Até que eles não aguentaram e riram: o Pr. Samuel havia escondido. Falei para ele como a Rute fala para mim: MALANDRECO...rs
 
 

À tarde nós descansamos. Eu desfrutei da minha caminha baixa. Fui interrompido com uma expressão de amor e carinho. Era o Cláudio. Ele tentou repetidas vezes que eu atendesse ao celular. Quando o fiz, disse que trouxera uma garrafa de café, alguns pães de queijo e um bolo para o nosso café da tarde. Cristiane fizera tudo para suprir-nos. Oh, meu Deus, que carinho, que cuidados, que beleza de atitude! As lágrimas caíram do meu rosto, pois vi naquele bolo um enorme amor e o suprimento do Senhor! No domingo anterior o Pr. Samuel trouxera uma garrafa de café e desta vez Cristiane e Cláudio com suprimento farto! Bem haja!
 
 
O culto da noite foi maravilhoso. Os irmãos estavam em peso. Seria a celebração da Ceia do Senhor. E foi. Eu estava um pouco aflito, pois não conhecia ainda os costumes locais. Mas a posição do Pr. Samuel é idêntica a minha e não tivemos nenhum problema: hinos, cânticos, oração, comunhão e a distribuição de víveres. Os diáconos estavam muito bem vestidos e a igreja estava sensibilizada pela graça do Senhor. Depois do culto tivemos o tradicional "bolacha quebrada", a recepção. Prepararam uma panela de pressão com chocolate quente e alguns pães doces. Que maravilha!
 
Fotos do culto:
 
Vídeos do culto:
 
Trio Masculino (apelidado de Trio Parada Dura): Não Há Deus Maior
 
Congregação: hino "Da Sua Glória Celestial"
 
Congregação: hino "Oh Que Amor Glorioso"
 
Louvores com o Grupo Maravilhoso Amor:
 
Mensagem Bíblica - Pr. Wagner Antonio de Araújo - O JESUS QUE ANUNCIAMOS
 
Celebração da Ceia do Senhor
 
Palavras finais do Pr. Samuel Lima de Oliveira e bênção apostólica
 
Após tudo isso o coração quase que pedia para dormirmos lá por mais uma noite. Mas os compromissos aqui em São Paulo cobravam a nossa presença. Então às 21 e 30 hs saímos de Vargem Grande do Sul, absolutamente felizes e gratos a Deus por tudo que nos proporcionara neste inesquecível final de semana.  Chegamos à meia noite e dez.
 
Espero não estar sendo enfadonho, contando aos leitores sobre a nossa experiência. Serve de consolo, de alegria, de curiosidade e também para que tenham conosco a comunhão que estamos tendo neste afã.
 
Deus a todos abençoe!
 

Pastor Wagner Antonio de Araújo
Pastor Auxiliar da
Primeira Igreja Batista em Vargem Grande do Sul, SP
fone/whatsapp: 011-9-8741-8125
 
youtube: Prwagner2000
fone vivo: 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...