sexta-feira, 17 de agosto de 2018

memórias literárias - 704 - PAGAR E NÃO DEVER - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 62


PAGAR E
NÃO
DEVER


 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 63
 
 
704
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Diz o Salmo 37.21: “O ímpio pede emprestado e não paga; o justo, porém, se compadece e dá”.
Jesus conta uma parábola sobre um homem que devia uma fortuna ao rei. Instado e ameaçado, este servo implorou por misericórdia. O rei, tocado por compaixão, perdoou-lhe a dívida impagável. Livre do peso o servo foi viver e encontrou-se com um seu devedor. Devia-lhe pouco, à luz de sua própria dívida com o rei. O devedor também implorou por compaixão. A atitude do servo perdoado não foi a mesma do rei: colocou-lhe na cadeia. O rei, então, anulou a decisão da quitação e prendeu este ímpio que não soube comportar-se com misericórdia.

Assim como o rei, Deus nos perdoou em Cristo. Tínhamos uma dívida impagável, o pecado. Deus é justo e não poderia conviver com seres pecadores. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Rm 3:23). Quando Cristo veio ao mundo, tornou-se o pagador de nossos pecados. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (2Co 5:21). Assim, no Calvário, Cristo foi acertar a dívida que tínhamos com o Pai. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Is 53:5). Em suma: Cristo nos perdoou de todo pecado. Agora temos acesso a Deus.

Há quem nos deva desculpas. Há quem nos deva explicações. Há quem nos deva dinheiro. Há quem nos deva providências. Há tantas dívidas! Precisamos ter corações perdoadores e saber que também tínhamos dívidas e que o Senhor nos perdoou. No caso de dinheiro, quantas pessoas pegam e não pagam! Muitas vezes isso nos traz tantos aborrecimentos e necessidades! Mas devemos ter em mente o seguinte: Deus é supridor e jamais deixará faltar o pão sobre a mesa. Isto não significa rasgar promissórias, mas significa aguardar no Senhor e não deixar o coração magoado. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; (Mt 6:12).
Ser um perdoado também exige não fazer dívidas. E se as fizer, pagar. Crente desonesto não é crente; o verdadeiro crente, se dever fará tudo para  pagar ou dar satisfações. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros (Rm 13:8). Tem dívidas? Procure o credor, explique-se. Peça prazos. Seja correto em seus negócios. Não se deixe cobrar; antecipe-se. Deus poderá auxiliá-lo a quitar tudo! Que Ele lhe abençoe. Amém.
 

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes).
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/ 
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/ 
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com 
fone vivo/whatsapp: 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...