segunda-feira, 27 de agosto de 2018

A FÉ QUE FAZ VIVER - 01 - A FÉ QUE SALVA

01 - A FÉ QUE
SALVA
 
 
Série:
A FÉ QUE FAZ
VIVER!
 
709
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Fui convidado pela Escola Bíblica do Ar a falar sobre a fé. E preparei uma série de reflexões cujo título é A FÉ QUE FAZ VIVER. Espero que tais meditações encontrem corações férteis onde germinar, crescer, florescer e frutificar. Afinal, assim diz a Palavra de Deus: “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. (Rm 10:17)”
O nosso assunto de abertura é A FÉ QUE SALVA. A palavra fé vem do latim FIDELITAS (adesão), de onde veio FIDELIS (fiel) e, então FIDES, fé. Seu significado é CONFIANÇA (com fé) ou CRENÇA.

Segundo a Bíblia nós estamos mortos em nossos pecados e delitos, separados de Deus. Assim, completamente sem vida, não haveria como acreditarmos no Senhor ou em Suas promessas por nós mesmos. Assim diz a Escritura: Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), (Ef 2:5). Isto significa o seguinte: em um determinado momento de nossa morte espiritual, Deus, exercendo a Sua misericórdia para conosco, nos concedeu o privilégio de olhar para Ele, de ouvir a Sua voz, de sentir o Seu amor. Mortos em nossos pecados, fomos despertados em nosso interior e vimos a Sua graça. Cumpre-se em todo aquele que crê o texto que assim diz: Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. (Ef 5:14). Como explicar tamanha graça? Não há como! Mas Deus nos concede a graça de crer em Jesus Cristo de forma clara, direta, legítima, e isto nos transforma. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Ef 2:8).  E como isto se dá?

Pelo ouvir da Palavra de Deus. A fé vem pelo ouvir, segundo Romanos 10.17. A Bíblia é a voz de Deus para o coração do homem. Nela encontra-se o poder de Deus para operar na mente daquele que for agraciado a fé que traz vida eterna. Quem é de Deus escuta as palavras de Deus (Jo 8:47). Cada um de nós tem uma história neste sentido. Em algum momento cada crente verdadeiro foi confrontado com a Bíblia Sagrada e veio a conhecer o plano divino para a salvação. Eu posso contar sobre a minha experiência. Fui religioso desde o berço. Deixei a minha religião e busquei outras, até que desisti e me tornei ateu. Um folheto, simples e bem escrito foi deixado na minha caixinha de correio. “Previsão Científica do Fim do Mundo”. O autor, o saudoso Pr. Timofei Diacov, afirmava que, ainda que as previsões dos cientistas não se cumprissem, as de Deus se cumpririam. Marquei uma entrevista com o pastor. Fui ao culto. Durante a pregação e no apelo evangelístico, o meu coração compungiu-se, exigindo de mim uma decisão. Confessei a Cristo publicamente e recebi-O como o meu Salvador pessoal. Saí daquele culto transformado, feliz, entusiasmado! O que acontecera? Deus operara em mim! Deus viera ao meu encontro! Eu cria do jeito certo! Eu estava salvo! Agora eu poderia morrer e ter segurança de que um Céu estava para mim preparado! Como era possível crer assim? A graça do Senhor!

A fé que salva vem de Deus. É dom divino. É dádiva do Espírito Santo. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. (Jo 16:8). O Espírito Santo faz isso no coração humano. Ele convence. Ele faz compreender. Ele coloca tudo em seu devido lugar e nos apresenta Jesus! Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Ap 3:20)
A fé que salva muda a vida. Não há como continuar a viver como antes quando experimentamos a verdadeira fé. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2Co 5:17). As mudanças acontecem de forma tão real e profunda, que ficamos perplexos com a pessoa que nos tornamos! O Apóstolo Paulo deixou de ser o Saulo perseguidor da Igreja e passou a ser o Paulo Apóstolo de Cristo. O endemoninhado de Gadara deixou de ser o violentíssimo homem nu do cemitério e transformou-se num ajuizado testemunhador da fé cristã. O publicano Zaqueu deixou de ser o corrupto cobrador de impostos para ser um seguidor de Cristo e devolveu tudo o que roubara, além de distribuir metade de seus bens! A fé que salva muda o coração humano!

Por fim, a fé que salva prepara para o Céu. Conquanto todos nós experimentemos a morte, aquele que crê em Jesus Cristo pela fé que salva está preparado para esse dia tão difícil da existência. Disse Paulo sobre a sua morte: tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. (Fp 1:23). Em outra parte afirmou: Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. (Fp 1:21). O verdadeiro crente em Jesus Cristo está preparado para viver com Deus e também para morrer em Cristo, certo de sua salvação: porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2Tm 1:12).
Oh, dádiva maravilhosa, oh, fé gloriosa! Tem o ouvinte a experiência de ter a fé que salva, a gloriosa graça do Senhor? Se não, peça-a a Deus, que há de concedê-la graciosamente em Cristo Jesus. Que Ele lhe abençoe! Amém!
 

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/ 
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/ 
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com 
fone vivo/whatsapp: 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...