quinta-feira, 9 de agosto de 2018

memórias literárias - 697 - REPREENSÕES QUE FAZEM BEM - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 58

REPREENSÕES
QUE FAZEM
BEM
 

 Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 58

697
 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O livro dos Salmos é uma fonte inesgotável de consolo divino, uma vez que foi escrito por homens que conheciam o Deus de toda a consolação.

Um destes cânticos, o Salmo 141, diz o seguinte no versículo 5: “Fira-me o justo, será isso mercê; repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo.”
Pode alguém ser grato por uma repreensão, por uma bronca, por um ferimento íntimo, vindo de alguém de bem? Pode e deve, uma vez que pessoas de bem e maduras só nos admoestam visando o nosso bem e o nosso crescimento. Quero lembrar-me de duas repreensões que calaram profundamente em mim.

A primeira foi de minha professora, Dna. Hermelinda. Eu estava no segundo ano primário. Era dia de chamada oral. Tínhamos que conjugar oralmente um verbo em todos os tempos, tanto do indicativo quanto do subjuntivo e o particípio, gerúndio e infinitivo. Falo de uma classe de segunda série, de um aluno de oito anos de idade! Imagine guardar tudo isso na cabeça! Bem, não apenas eu, mas outros coleguinhas, tivemos falhas. E nossa professora nos repreendeu duramente e em público. Aquilo na hora foi dolorido (hoje, com o tal do politicamente correto, ela seria processada). Contudo, serviu-me de alicerce para melhorar. O resultado: fui o seu melhor aluno (segundo ela). Tornei-me frequentador de sua casa e tomava café semanalmente em sua casa, após a sua aposentadoria. Aquele ferimento foi remédio para um pequenino aprendiz.

A segunda repreensão foi feita pelo Pr. Timofei Diacov. Estávamos no carro e eu fiz uma brincadeira com a letra de um hino do Cantor Cristão (hinário antigo dos batistas). Ele, com voz forte e rosto fechado, disse: “Não, não! Não brinque com as coisas de Deus!” Aquilo me feriu profundamente. Eu não estava zombando. Fiquei aborrecido o resto da tarde. As horas passaram e eu entendi o que ele queria dizer. Posteriormente fui procura-lo e agradecer-lhe pela reprimenda, que tornou-me mais sério para com as coisas do Senhor. Ele ficou muito satisfeito.

Quem tem temor de Deus sabe aproveitar as repreensões para melhorar, para crescer, para deixar de errar. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. (Hb 12:11). Se soubermos aproveitar as repreensões feitas por quem nos ama teremos muito crescimento. Que tal trocarmos o coração aborrecido e sermos gratos pelas feridas de quem nos ama? Que Deus nos abençoe!

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes).

facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/ 
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/ 
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com 
fone vivo/whatsapp: 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...