quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

memórias literárias - 576 - NÃO ESPERE POR GRATIDÃO

NÃO
ESPERE POR
GRATIDÃO
 

 
576
 
Fez algo por alguém, dedicando-se com boa vontade e não ganhou nem um muito obrigado?
 
Emprestou dinheiro e salvou alguém da fome e penúria, e hoje sequer é lembrado com um cartão de boas festas?
 
Dedicou fielmente o seu dízimo na igreja onde serve ao Senhor, inclusive ofertando com regularidade para os alvos ali propostos e nem colocaram o seu nome na relação de contribuintes?
 
Cuidou de pessoas da família, dando de si e a si, e hoje nem o incluiram na lista de contatos de whatsapp?
 
Foi pastor num campo difícil, foi missionário num local inóspito, dedicou a sua vida, o seu salário, a sua saúde, o seu tempo e tudo o que tinha no trabalho de Deus; mas agora, quando o campo prosperou ou quando a doença lhe acometeu, ou quando o seu tempo chegou ao fim, desprezaram-no e esqueceram-no, apagando da memória até a lembrança de sua existência. Quantos pastores sofrem a dor desta humilhação!
 
Não espere por gratidão. Se há uma constância no universo é a da ingratidão das criaturas. No início do mundo uma parte delas demonstrou isso, quando abandonou o seu estado criativo pelo orgulho e a rebelião. E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. (Is 14:13)
 
Não espere por gratidão. Jesus falou que, por mais que fizéssemos aqui na Terra, nunca teríamos feito tudo, uma vez que somos pecadores, vítimas (e também réus) do pecado que herdamos de Adão. Pelo contrário, nós deveríamos ter em mente sempre fazer mais. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. (Lc 17:10)
 
Não espere por gratidão. Cada ato que fazemos, cada auxílio que concedemos, cada dinheiro com o qual contribuímos numa obra séria, bíblica, numa igreja de Deus, mormente naquela em que nos servimos constantemente dos repastos espirituais, não é virtude nossa; é demonstração de gratidão por quem por nós fez muito mais na cruz do Calvário! Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. (1Jo 3:16).
 
O que fazer, contudo, com este sentimento de tristeza, de dor, de decepção e de desolação nos acomete? O que fazer quando somos somos desprezados, abandonados, humilhados, mesmo tendo sido os que mais lutaram para fazer o melhor e, não raras vezes, a razão da vitória daqueles que por nós foram auxiliados?
 
1) Convencer-nos de que o nosso Mestre também foi contemplado com a mesma ingratidão pelo povo que era Seu e que O rejeitou. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. (Is 53:3)
 
2) Entender que Jesus nos ensinou a bondade sem esperar recompensas aqui, mas prometeu-as no Céu. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. (Lc 6:35)
 
3) Ter certeza de que Deus vê o que Lhe fazemos, o que fazemos por Ele ao próximo e não deixará uma única coisa sem uma recompensa eterna; importa que Ele saiba, mesmo que os homens ignorem o que fizemos. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão (Mt 10:42);
 
4) O dinheiro que ofertamos na igreja (quando de fato é uma igreja do Senhor, bíblica, não dos enganadores e falsos profetas - analise a sua igreja à luz da Bíblia!), bem como a nossa operosidade no trabalho de Deus, tais atos poderão não ter reconhecimento dos homens, lembranças nos livros de memórias ou valorização por parte de líderes. Mas, bendito seja Deus, elas não serão esquecidas pelo Senhor da Igreja! Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. (Hb 6:10)
 
Não espere pela gratidão neste mundo. Os que correm atrás disso já receberam o seu galardão (Mateus 6.5-6)
 
Tenha certeza de que haverá galardão no Céu, junto do trono de Deus, um prêmio aos que aceitaram a ingratidão deste mundo pela glória do Senhor. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. (2Jo 1:8); Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. (Cl 3:24)
 
Então dirá o homem: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra (Sl 58:11)
 
Ofereço este texto a todos os que são visitados pela ingratidão quotidiana. Que tais lembranças bíblicas sejam o NOSSO consolo. Amém.
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo

06/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...