terça-feira, 12 de dezembro de 2017

memórias literárias - 582 - NÃO GOSTO DE NATAL

NÃO GOSTO
DE
NATAL
 

 
 
 
582
 
Fui a uma fábrica de enfeites de Natal, para comprar alguns para a minha casa. Após escolher diversos não consegui unanimidade entre o meu gosto e o de minha  esposa, que estava à distância. Então resolvemos não comprar. A moça que me atendia, sócia da família proprietária, disse-me: "Ainda bem que eu nem gosto de Natal".
 
Não gosta de Natal mas vive de enfeites de Natal. Não é incoerente? Além disto, nem funcionária é; é parte da sociedade!
 
Fazer algo e não crer naquilo é um absurdo. Um sofrimento pessoal para quem pratica, uma falácia pública que gera a mentira e a hipocrisia. O nosso mundo está repleto disso!
 
Temos pizzaiolos que detestam pizzas; donos de canais de TV que não assistem a televisão; atores que não gostam de arte e pastores que não crêem em Deus.
 
Ah, quanto a isto, há um mundo de variações.
 
Um cantor gospel tem uma canção que manda os pregadores de rosas anunciarem também os seus espinhos. Há dois meses ele foi flagrado com mulheres e bebida alcoólica, além de denunciado por familiares como alguém que não tem responsabilidade familiar.
 
Um pastor que fazia palestras em encontros de casais sofreu um divórcio litigioso, após ter sido descoberto em flagrante adultério. Um outro, apóstolo, divorciou-se, casou-se com outra mulher e o seu próprio filho a roubou, causando um escândalo de proporções avassaladoras.
 
Lembro-me de um ex-pastor que, ao ser solicitado para orar, informou: "eu não sou dado a muita oração não; o meu negócio é trabalho".
 
Que tempos tristes! Políticos que servem sete anos no congresso nacional, não fazem um único discurso e saem a xingar a casa. Sem defender os atuais deputados (que, com raras exceções, não valem nada!), é muito cômodo embolsar o salário de sete anos, com a multidão de benefícios e dizer-se incapaz de exercer a vida pública. Algum valor teria se devolvesse cada centavo gasto com pessoa tão incompetente.
 
Eu também me avalio. Sou um crente no Senhor Jesus Cristo. Fui chamado pelo Senhor para o ministério pastoral. Dediquei a vida toda a este afã. Será que eu realmente creio no que prego? Será que eu realmente vivo a mensagem que anuncio? Sou fiel a ela?
 
Eu não sou perfeito. Eu tenho inúmeros pecadilhos, confessados dia após dia, conforme I João 2.1-2, buscando a cada dia maior dedicação a Deus. Porém, tenho orado sempre para que eu jamais seja motivo de escândalo a quem quer que seja. Se a minha vida não inspirar ou não edificar, que ela não mais exista. Podemos ser pequeninos, mas não podemos ser incoerentes. Se crermos no Senhor apenas nas horas de felicidade, que fé seria essa? Se não suportamos a provação, a dificuldade, a enfermidade, as más notícias, que rocha é essa que nos sustenta? Uma fé anunciada a plenos pulmões nos púlpitos, mas que não é capaz de confortar nas horas amargas? Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. (Tg 2:12)
 
Eu creio em Deus. Eu creio em Sua presença. Eu creio em Sua soberania. Eu creio no que prego. Eu não canto qualquer coisa, eu canto para o Senhor e aquilo que a minha fé determina (e a minha fé está no que a Bíblia ensina). Mesmo que uma canção esteja em moda isto não significa que ela seja bíblica. Eu não quero trair-me, negando os princípios e valores que me nortearam em Cristo até o dia de hoje. Uma palavra mal colocada pode perverter a fé de alguém que seja fraco. Por isso a cada dia peço o mesmo que o salmista: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. (Sl 139:23)
 
Aquela moça da fábrica de enfeites de Natal nunca mais terá a mim como cliente. Ela usa o Natal para ganhar dinheiro, mas não crê no que faz. Ela não merece a minha confiança. Isto serviu de lição para mim. Há pessoas que lêem o que escrevo, que assistem as minhas pregações que são filmadas ou ouvem as mensagens que prego no rádio. Não quero jamais ser incoerente naquilo que faço, naquilo que creio ou naquilo que prego. E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. (2Co 4:13).
 
Sonde-se também e busque a integridade em sua fé e prática. Porque a fé sem obras é morta, e o cristianismo sem prática é nulo.
 

Pr. Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...