segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

memórias literárias - 589 - SERVIR COM ALEGRIA

SERVIR
COM
ALEGRIA

 

 
589
 
Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. (Sl 100:2)
 
O autor do texto bíblico afirma que nós devemos servir ao Senhor com alegria. Também diz que devemos entrar em Sua presença com canto. Cabe-nos perguntar: que alegria é essa que nos faz cantar diante de Deus?
 
O vocábulo alegria vem do latim ALACRITAS, cujo significado é animado, vivaz, contente, de ânimo leve. FELICITAS, do latim FELIX, também contribuiu na construção de seu significado. Em suma: alegria é estar animado, contente, com o coração leve e sentindo-se muito bem.
 
O texto bíblico diz que deveríamos servir ao Senhor com alegria. Mas nem sempre estamos alegres. Às vezes (e, infelizmente, comumente...) somos vítimas de situações que nos causam grande tristeza e aborrecimento. Ao invés de nos sentirmos animados, caímos num desânimo profundo. A nossa vontade é de dormir, de fugir, de desaparecer. Quando estamos tristes não temos vivacidade, e sim travamento, depressão física e psicológica. No ataque da tristeza o coração torna-se pesado, não leve e solto. Algumas pessoas tentam ludibriar a tristeza, entorpecendo-se de substâncias alucinógenas, de álcool, de folias e prostituição, pensando que isso lhes arrancará a tristeza. Ledo engano! Terminada a euforia o problema volta dobrado!
 
O autor do Salmo diz que devemos servir ao Senhor com alegria. E como fazê-lo? Alegrai-vos no Senhor (Filipenses 4.4). A alegria com que nos vestimos no serviço ao Senhor não se origina de realizações humanas, de conquista de prêmios, de ganhar dinheiro, comprar propriedades, casar-se, ter filhos.  A alegria que deve superar toda e qualquer outra, inclusive compensar a sua ausência é a alegria NO SENHOR. Isto significa que não vem de nós, vem dEle! Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15:5). Ela é muito mais profunda do que um instante de contentamento; é algo que caracteriza uma posição eterna! Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; (Rm 12:12)
 
Servir ao Senhor com alegria vem do próprio Deus. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. (Ne 8:10) Esse estado de espírito não é uma possibilidade; é um dever e uma determinação pessoal. Se deixarmos as tristezas, as dificuldades, as injustiças soarem alto em nossa alma, o serviço que prestamos a Deus será triste e sem alegria. As vozes do Inferno e das dores humanas não podem ecoar mais forte do que a voz do Emanuel, que é DEUS CONOSCO ou DEUS EM NÓS. Isto é o que signfica ENTUSIASMO (IN THEOS, EM DEUS). Deus em nós! E se isto não gerar em nós uma alegria independente, que não olha as circunstâncias, que não sucumbe às dificuldades, que não estaca diante das injustiças que sofremos (até no próprio serviço do Senhor), então o problema está em nossa comunhão e, talvez, em nossa falta de salvação. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1Jo 1:7)
 
O Pastor José Vieira Rocha contou-nos sobre um senhor idoso, que frequentava a igreja onde foi criado, no interior de São Paulo. Esse homem, ao chegar à porta do templo, colocava a bíblia bem segura junto ao peito, vestido com o seu terno, e olhava para o auditório. Ficava ali algum tempo, enquanto escolhia o lugar onde se assentaria. Depois, olhando firme, seguia pelo corredor, andando a passos cuidadosos, pois estava "na Casa do Senhor". Chegado ao banco, ajoelhava-se, fazia a sua oração silenciosa e, assentando-se, cultuava a Deus. Isto aconteceu há setenta anos e o Pastor Vieira jamais esqueceu-se. Trata-se de um caso autêntico de alguém que vinha à igreja para "SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA", alegria espiritual que contagiou a todos que o conheceram.
 
Está você servindo ao Senhor com alegria? Ele tem sido mais importante para você do que os problemas, as injustiças e as dificuldades? Pois saiba que há uma fonte inesgotável de alegria e regozijo espirituais, esperando pelos sedentos servos do Senhor. Se formos a ela, fonte cristalina, Jesus Cristo, dessedentaremos a nossa alma e teremos a autêntica alegria que se expressa num culto grato ao Senhor.
 
Que Ele nos abençoe.
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo

17/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...