sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

memórias literárias - 586 - MENDIGAR O PÃO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 34

MENDIGAR
O PÃO


Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 34

586

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Gostaria de abordar um texto dos salmos, muito expressivo e que afirma categoricamente uma verdade: o crente não mendiga o pão. Está no Salmo 37.25: “Fui moço, e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”. 

Estaria este texto em contradição com o que o Apóstolo Paulo falava sobre o seu ministério? Ele disse: Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. (2Co 11:27) 


A resposta é NÃO. É importante que entendamos uma questão: há duas alianças na Bíblia: uma feita entre Deus e Israel, baseada em obediência e em sacrifícios, visando a formação de uma nação sacerdotal. A outra aliança é aquela que foi feita no sangue de Jesus Cristo, através do Seu sacrifício, substituindo a anterior que, por desobediência judaica, foi rompida. A primeira aliança visava uma terra prometida temporal, localizada na Palestina; a segunda aliança fala de uma Nova Jerusalém numa Nova Canaã celestial. A primeira estava baseada em bens materiais e prosperidade pessoal como evidência da bênção divina; a segunda fala de recompensas nos céus e de não se ajuntar tesouros aqui neste mundo. Na Velha Aliança as recompensas eram temporárias e terrenas; na Nova Aliança a salvação é a dádiva e a duração é eterna. Por isso dizemos: Davi viveu numa aliança diferente da nossa. A aplicação da prosperidade pura e simples não funciona para quem vai para o céu. Paulo disse: Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. (1Tm 6:8) E Jesus afirmou: E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. (Lc 6:20)


Diante disto perguntamos: tem este texto relevância para nós? Sim, e como! Um crente não mendiga porque sempre procura trabalhar com as próprias mãos e ganhar o seu pão. Se o trabalho fica escasso então os crentes, com o amor do Senhor, repartem o que têm e ajudam este pobre necessitado a caminhar a etapa difícil que está vivendo. E se for idoso ou com necessidades especiais a igreja o auxilia, o ajuda e o socorre, pois é o amor do povo de Deus expresso através de atos de compaixão e de solidariedade. Costumo afirmar que ninguém é solitário na igreja. Alguém que não tenha família encontra no meio do povo de Deus muitos pais, mães, irmãos, irmãs, conselheiros, professores e filhos. Oh, como é bom servir ao Senhor! O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Fp 4:19)



Que Deus nos abençoe imensamente. Amém.



Wagner Antonio de Araújo

mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...