quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

memórias literárias - 577 - CLAMOR OUVIDO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 30

 

CLAMOR
OUVIDO

 

Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 30

577
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Como todos sabem, as nossas meditações têm sido estruturadas nos ricos consolos divinos, encontrados no livro dos Salmos. Estes eram os cânticos dos filhos de Israel e continuam a ser o cântico da alma de todos os crentes, em todos os tempos. Focalizaremos a nossa atenção na frase que está no Salmo 120.1: “Na minha angústia clamo ao Senhor, e ele me ouve”.
Eu estava no aeroporto, aguardando a chegada de minha esposa. De repente, na saída internacional, uma mulher em pranto, desesperada, revê os filhos e chora, chora copiosamente. Pelo que entendi viera para o sepultamento de alguém que lhe era muito caro. Estava angustiada, sua alma estava ferida. Ela chorou e nós também.

Quantas angústias atravessam a nossa existência! A angústia por um amor que termina, por um casamento que se destrói, por um amigo que parte, por um emprego que se perde, por um curso onde não se obtém a aprovação, por um bem roubado. Quantos pais choram as más decisões de seus filhos! Tanto lutaram, tanto se esforçaram e agora estão ali, num velório coletivo, onde o filho foi morto numa chacina, onde os culpados jamais serão condenados! Aquela esposa, fiel e solidária, tanto ajudou o esposo em sua carreira, em seus estudos, e agora é trocada sem dó e nem piedade por uma colega dele, uma moça nova, sem escrúpulos e sem compaixão!

O autor do salmo não diz que não tinha angústia. Pelo contrário, diz que as angústias lhe eram comuns. Há quem pregue que o crente não tem problemas e não chora. Mentira! O crente geme e chora. Porém, com uma diferença. Ele é ouvido por Deus. Isto significa que Deus está atento e sabe até onde esse sofrimento pode durar. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1Co 10:13) Cristo também sabe o que é angústia. O seu grito na cruz prova isso: E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mt 27:46)
A nossa certeza é de que nenhuma angústia que passamos será eterna ou comparável ao prazer da vida no céu. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Rm 8:18) Assim, temos certeza de que Deus está atento à nossa angústia: nos livrará delas no fim das provações e, no porvir, nos dará a vida eterna e santo contentamento. Aleluia!

Que Deus nos abençoe! Amém.
 

 
Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...