sábado, 6 de junho de 2015

memórias literárias - 196 - SEM FÉ É IMPOSSÍVEL

SEM FÉ É IMPOSSÍVEL
196 
A nossa tendência é não crer. Só cremos no que vemos, e ainda desconfiamos de estar enxergando mal. Somos pessoas que agem como Tomé: queremos ver para crer.

Crer que o emprego virá? Não; é mais fácil crer na porta fechada, na vaga preenchida ou na oportunidade perdida.

Crer na realização de uma boa prova? Não; é mais fácil crer que na hora teremos um branco tal que não nos lembraremos nem do nosso próprio nome.

Crer que ela dirá “sim”? Não; se nós tivéssemos dinheiro, beleza, fama, poder, se fôssemos outros, ainda teríamos alguma chance.

E assim caminhamos de desesperança em desesperança. Há até momentos em que, se por alguma razão as respostas nos são positivas tratamos de combatê-las, dizendo: “quando tudo vai bem é porque alguma coisa está mal ou ficará mal”.

É necessário combater essa incredulidade nata de nosso coração. Deus não se agrada disso. Eu sei que não é fácil acreditar naquilo que não se vê, naquilo que não se ouve, naquilo que não se toca. Mas a história está aí para provar que somente os visionários, aqueles que sentiram por antecipação, agradeceram com antecipação e mantiveram-se fixos num ideal venceram. E continuarão a vencer.

Deus diz em Sua Palavra: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11:1). Se nós não vemos, porém cremos, então o que fazemos terá muito valor. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus(Hb 11:6).

Não é fácil manter a fé num mundo como o nosso. Bombardeados pela desconfiança somos convidados a duvidar todos os dias. Mas a palavra de Deus é muito clara: Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. (Mc 11:24)
É claro que a nossa fé tem que ser baseada não em fantasias, não em bobagens, mas nas promessas da Palavra de Deus. Não devemos tirar os textos dos contextos por pretexto de fé. A bíblia sabiamente lida e interpretada é lâmpada e luz. Quando alicerçamos nossa fé no que Deus diz e não no que nós sentimos, então temos todos os motivos para agradecermos por antecipação. Aliás, isso agrada a Deus. Por isso se diz: Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. (Gl 3:6) Nós também podemos crer e crer em Suas promessas. E isso será justiça para nós.

Quando cremos descansamos. Somos capazes de colocar a cabeça sobre o travesseiro e dormir. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança (Sl 4:8). Afinal já entregamos tudo nas mãos do Pai e confiamos em Seu poder e sabedoria.

Podemos dizer convictamente: os meus problemas não são mais nossos, mas são de Deus: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1Pe 5:7)
Crer é uma opção do intelecto que afeta a alma. Por que viver na expectativa da tragédia se podemos viver esperando o que é melhor? Por que optar pelo não quando é possível e viável o sim? Deus sabe nos conduzir. E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1Jo 5:4). Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. (Rm 8:37)
Uma boa noite para nós.

Wagner Antonio de Araújo
 
pastor da
Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel em Carapicuíba, São Paulo, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...