quarta-feira, 1 de novembro de 2017

memórias literárias - 549 - TIMOFEI DIACOV - A OBRA DE UMA VIDA

A OBRA
DE UMA VIDA

Pastor Timofei Diacov aos 18 anos

Pastor Timofei Diacov aos 20 anos

Pastor Timofei Diacov seminarista, no Seminário do Sul RJ

Pastor Timofei Diacov, professor
 
 
549
 
Recebi há pouco a visita sempre especial da irmã Ruth Batista Verzutti Diacov, viúva do Pastor Timofei Diacov. Ela não é visita, é da família.
 
Trouxe-me grande riqueza de materiais do Pastor Timofei Diacov. São pedaços de sua vida.
 
Uma caderneta escrita à mão, onde ele registrou os seus primeiros sermões, da época de seminarista.
 
Um caderno de capa dura, totalmente escrito com letras caligráficas, que foram os textos dos primeiros programas radiofônicos em Santa Maria e Pelotas (RS).
 
Trouxe-me xerox de fotografias antigas, até do pastor ainda bebê. Fotos de seu primeiro casamento, de seus filhos, de suas igrejas.
 
Trouxe-me os seus diplomas, certificados, os registros fotográficos de importantes momentos de sua vida de homem, de crente, de seminarista, de pastor, de professor, de escritor, de locutor.
 
Trouxe-me talvez outros três mil artigos de jornais, revistas e matérias que acumulou em seus períodos de mestre de teologia em diversos seminários.
 
Objetos de seu uso pessoal aqui também estão: lupas, óculos, bíblias onde ele selecionava textos, tanta coisa!
 
São pedaços de uma vida. São partes do acervo do trabalho de um incansável herói da fé, que fez do evangelho o chão sobre o qual construiu toda a vida.
 
Acredito que levarei anos para transformar tudo isso em material disponível, escaneando pacientemente folha por folha, foto por foto, registro por registro.
 
Eu trocaria tudo isso pela presença pessoal dele conosco por mais alguns anos. Hoje almoçamos na mesma mesa onde ele, centenas de vezes, deu-nos a alegria de sua presença às refeições. Ruth chorou quieta. Nós também. Porém, com a certeza de que ele, o nosso pastor do coração, está no Céu, ao lado de Jesus, a receber o seu galardão eterno.
 
Quis partilhar esta memória.
 
E agradecer ao meu Deus pela existência deste nosso herói.
 
obs: Se as fotos não apareceram, poderão vê-las no meu facebook.
 
Wagner Antonio de Araújo
01/11/2017

Um comentário:

  1. Meu tio...meu orgulho! A única sobrinha que ele teve...sempre lembrava disso! Servo Fiel! Ganhava almas de porta em porta. Humilde...estudioso da Palavra. Viveu para pregar... servir...cuidar...sem nunca reclamar. Quando fui visitá-lo pela última vez, tive certeza que o Senhor atenderia ao desejo do seu coração: partir! Assim...tenho por certo de que foi para os braços do Pai! Agradeço a Deus pelo privilégio de fazer parte de suas orações durante toda sua vida! Obrigada Senhor!

    ResponderExcluir

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...