sexta-feira, 17 de novembro de 2017

memórias literárias - 556 - TRÍPLICE LIVRAMENTO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 22

TRÍPLICE
LIVRAMENTO


 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 22
 
556
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Hoje meditaremos no Salmo 116.8: “Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda os meus pés”.
O autor deste salmo fala de três coisas importantíssimas na vida de todo o homem: alma, olhos e pés. Com a alma nós existimos, vivemos, temos consciência de quem somos. É ela quem faz com que não sejamos um corpo morto, um ser inanimado. A segunda coisa da qual ele fala são os olhos. Os olhos são a janela da alma, o meio através do qual enxergamos o mundo ao nosso redor. Como é difícil ser privado das vistas! É claro que Deus dá graças e o homem pode lutar e vencer sem elas, mas as vistas enxergam mais do que o ambiente; elas vêem o que o coração quer ver. E a terceira coisa são os pés. Também há pessoas privadas destes, mas eles são deveras importantes para a locomoção, para a vida independente, para a saúde do corpo. O salmista fala de três livramentos envolvendo estas partes que compõem o homem.

Ele diz que Deus livrou a sua alma da morte. É Ele quem dá livramento à nossa alma. E ainda mais: Ele nos livra do inferno, da condenação eterna. Não é a nossa força, o nosso mérito, o nosso esforço quem nos concede a salvação. Diz-nos a Bíblia: “Pela graça sois salvos por meio da fé” e ainda diz: “O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado”. É Deus quem livra a nossa alma da perdição.

Também afirma que Deus livrou os seus olhos das lágrimas. Todos choramos, mas há um choro que pode ser consolado para sempre: é o choro da perdição. Conta-nos a Bíblia que um rico encontrou-se no Hades cheio de fogo e desconforto, e que olhou para o “seio de Abraão”, o Paraíso e viu Lázaro, um pobre que fora salvo. Ele lamentou o seu estado e rogou pelos seus na Terra. Não foi atendido, pois as orações só recebem resposta em vida. E lamentou estar naquele estado. Deus, ao salvar a nossa alma em vida, livra-nos de lágrimas eternas. Quem se refugia em Deus encontra consolo.

Por fim, livrou os seus pés da queda. Ele está se referindo às quedas que podemos ter na vida se não observarmos os mandamentos de Deus. Quem quer uma vida abençoada e com bons resultados deve andar nos caminhos de Deus. Quem se firma na Palavra do Senhor não cai. E se cair, o Senhor o levantará. Deus sustenta a quem o coloca em primeiro lugar.

Que tríplice livramento maravilhoso! Que cada leitor experimente também, na presença de Deus, bênçãos tão maravilhosas quanto as que o autor deste salmo experimentou.
 

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...