quarta-feira, 29 de novembro de 2017

memórias literárias - 569 - ESPERANDO EM SILÊNCIO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 27

ESPERANDO
EM SILÊNCIO


Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 27
569

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O salmo 62.1 declara: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação”.
O médico, sentado à nossa frente, diz: “Sinto em lhe dizer, mas o seu estado é grave. Está com câncer em estágio avançado e não há tratamento. Vamos apenas dar-lhe remédios contra a dor”. Diante disto o desespero, o grito, o lamento, a sensação de que o mundo já acabou.

As contas se avolumam na escrivaninha da casa e o trabalhador vai para a empresa. Ao procurar o cartão de ponto depara-se com um aviso para subir ao departamento pessoal. Ali o gerente lhe diz: “Infelizmente você está demitido. Procure os seus direitos”. O trabalhador pensa na filha de seis anos, que precisa de um leite especial; no menino de doze que pediu um tênis de marca; na esposa que não trabalha fora. “E agora, o que farei?”

Se gritar alto resolvesse a situação não teríamos porcos sacrificados. Digo isso porque na roça, onde vivi algum período da vida, os meus parentes matavam o porco que engordara. Os gritos do animal eram terríveis, longos, duradouros. Por mais que gritasse não havia escapatória: ele viraria torresmo na tarde do mesmo dia.

Mas também me lembro daquele pardalzinho ferido. Encontrei-o no quintal de casa. Estava com a perninha a sangrar. Vi-o no meio de umas plantas. Ele não piava, não gritava, não reclamava. Se eu não o socorresse ele certamente morreria em questão de horas. Peguei-o e nós o tratamos. Em alguns dias ele saiu da gaiola, feliz e restaurado. O seu silêncio não o condenou.

Ao homem provado, à mulher sofredora, digo: gritar não é a solução. Gritar só piorará as coisas e deixará a todos em polvorosa. Gritar tornará o problema pior do que estava. O remédio é esperar em Deus no silêncio e na quietude de uma alma confiante. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Sl 127:1)
Silêncio e confiança. Uma espera tranqüila diante do autor e consumador da fé. Não é o grito que comove, mas a confiança expressa na quietude de alguém que crê. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. (1Jo 4:18) Vamos confiar e em silêncio esperar o livramento do Senhor. Ele cuida daqueles que O amam. Que Ele nos abençoe. Amém.
Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...