segunda-feira, 13 de novembro de 2017

memórias literárias - 551 - CORAÇÃO FIRMADO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 18


CORAÇÃO
FIRMADO


551
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Deus nos tem agraciado com muitas oportunidades de meditação no livro dos Salmos. Hoje focaremos a atenção no verso 1 do Salmo 108: “Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma!”

Davi é o autor deste cântico. Este homem de Deus amava enaltecer ao Senhor por Suas múltiplas misericórdias. Aliás, a sua própria vida era um exemplo disto. Um jovem ruivo, último filho de Jessé, pastor quase anônimo de umas poucas ovelhas de seu pai. No entanto Deus, que não olha como o homem, mas olha o interior, o futuro, o porvir, escolheu-o para que fosse o grande rei de Israel. E não apenas isso; Deus fez dele o ícone de um império divino sobre a Terra, chamando o futuro reino do Messias de “Rei Davi”, “Filho de Davi”.

Davi experimentara muitas dificuldades em sua vida. Era um soldado, um guerreiro; vivia em confronto com os inimigos diuturnamente. Experimentara duras experiências, morticínios ferozes entre os seus companheiros de armas e contra as nações que teimavam em atacar a Israel. Mas em todas essas lutas Davi lograva êxito, vitória, conquista e crescimento. Quanto maiores os problemas, maior era a sua dedicação em buscar a face do Senhor e enaltecer-Lhe a glória. Aqui, neste texto selecionado, Davi declara: “Firme está o meu coração, ó Deus!”

Se há algo que agrada ao Senhor é confiarmos nEle de todo o nosso coração, de toda a nossa mente, com todas as nossas forças. Confiar é crer, é ter completa certeza de que Deus é presente, é capaz e está dirigindo a nossa história. Quem assim confia no Senhor tem o coração firme, sem sobressaltos. Uma pessoa que crê em Deus de verdade é capaz de enfrentar as maiores batalhas, as maiores agruras e ainda sentir paz e profundo controle.

Por esta razão Davi dizia: vou tocar e cantar louvores! Ele era músico, dedilhava as harpas daquele tempo e compunha estas letras imortais, transformadas em salmos eternos. Uma pessoa que confia em Deus é capaz de cantar e de louvar ao Senhor em todo o tempo. Um crente fiel não aguarda o dia da vitória, o momento da concretização de suas súplicas; a firmeza de coração lhe dá a capacidade de louvar ao Senhor com fé e antecipação, com firmeza de alma e alegria interior.

Tem o ouvinte experimentado tamanha firmeza em seu coração? Faça-o hoje, entregando a sua vida a Jesus Cristo, crendo nEle de todo o coração. E poderá dizer como Davi: “Firme está o meu coração, ó Deus!” Que Deus nos abençoe. Amém.
Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...