quinta-feira, 16 de novembro de 2017

memórias literárias - 555 - UMA VIDA SEM TROPEÇO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 21

UMA VIDA
SEM TROPEÇO


 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 21 

 
555
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Um dos consolos mais importantes que encontramos nos Salmos é o que se encontra no Salmo 119.165, que diz assim: “Grande paz tem os que amam a Tua Lei; para eles não há tropeço”. 
Tropeços no caminho; ah, como são ruins! O motociclista, em alta velocidade, ainda que perspicaz e bem habilitado, pode ser surpreendido com um tropeço no caminho: um pedaço de pneu, um animal que cruza, um pedestre que não observou a sua chegada. Quantos acidentes acontecem!

Outros tropeços acontecem em nossas próprias casas. Ao descer a escada, ao ir à garagem, não observamos uma casca de banana ao chão, ou uma caixa, ou qualquer outro objeto e, não dando tempo de escapar, tropeçamos e caímos. Quanto desconforto pode advir disto!

Há outros tipos de tropeço. A inobservância das leis pode colocar alguém em má situação, diante de uma autoridade. Um esposo ou uma esposa descuidados, que recebem alguma fotografia ou vídeo inadvertidamente, podem ter problemas sérios para explicarem-se junto à família.  Um crente que se encontra num local não recomendado a pessoas de respeito terá grandes problemas em explicar-se às pessoas que  o têm como exemplo.

O salmista diz que os que amam a Lei de Deus não têm tropeço. E por que? Porque a obedecem! E quem obedece a Lei de Deus está do lado certo, está do lado da justiça, está do lado da luz. Jesus Cristo disse: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (Jo 14:21)  Deus mede o amor de alguém pela obediência à Sua Palavra. Quem a obedece está tranqüilo, pois anda na luz. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1Jo 1:7)
Quem ama a Lei de Deus não vive a tropeçar. E a Bíblia diz mais: ela fala que não é apenas o evitar o mal, mas a própria aparência do mal. Quem ama a Lei de Deus age com cautela, com prudência, buscando agradar ao Senhor. E tem paz! A paz de quem vive aquilo que afirma crer. A paz de quem não se condena pela prática. Essa paz podemos ter, quando amamos os mandamentos do Senhor. E estes mandamentos estão na Bíblia. Eles começam com a entrega da vida a Cristo, aceitando-O como Salvador e Senhor.

Que o ouvinte tenha a grande paz daqueles que não vivem a tropeçar, e que amam a Lei de Deus, a Jesus e a Sua Palavra. Que Deus nos abençoe. Amém.
 

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...