segunda-feira, 25 de maio de 2015

memórias literárias - 183 - OUÇA E PREPARE-SE

 
OUÇA E PREPARE-SE
183
 
Não são raras as vezes em que Deus nos avisa sobre provas, dificuldades, desafios e turbulências que enfrentaremos. Ele nos fala de diversas maneiras, usa diversas ferramentas e jamais nos abandona.
 
Ocorre que quase sempre ignoramos a Sua preciosa voz. Solenemente conseguimos enganar-nos a nós mesmos e não prestamos atenção aos detalhes do caminho, às pequenas pistas que o Senhor, por amor, nos dá para que nos preparemos melhor para as crises.
 
Eu, como pregador, já preguei para mim mesmo sem saber. Preparei-me para levar a Palavra de Deus e, sem que eu percebesse, preguei uma mensagem absolutamente diferente daquela idealizada. Os resultados diante do auditório tornaram-se evidentes, mas não tanto para mim. Só fui perceber o quanto EU MESMO precisava daquela palavra dias depois! Esta experiência repete-se de tempos em tempos e creio ser o mesmo com outros pregadores.
 
Deus nos prepara. Deus nos avisa. Deus nos conduz à Sua vontade. Cabe-nos discernir a Sua voz das vozes alheias. Não foi assim com Samuel? Deus o chamava, mas ele pensava ser o sacerdote Eli. Quando aprendeu a ouvir a voz do Senhor, então pôde compreender e preparar-se para o trabalho. Não foi assim com José, o maravilhoso pai de Jesus? Atordoado pelos acontecimentos da gravidez de sua noiva e posteriormente pelos acontecimentos miraculosos ligados ao nascimento de Jesus, teve sonhos especiais, e nesses Deus lhe deu toda a orientação necessária. Não foi assim com Pedro na visão do grande lençol com animais, ou com Paulo ao ouvir o Senhor lhe dizer que não naufragaria com a embarcação, ou com Abraão ao ouvir diversas vezes a voz do Pai? Não foi assim que Felipe foi arrebatado para evangelizar um etíope ou que Ágabo descobriu que viria grande fome sobre o mundo de então?
 
Deus nos fala! O fez de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, e nos últimos dias nos falou por Jesus Cristo, o Filho! Também nos fala através da Palavra pregada, cantada, meditada, lembrada. Dizia o salmista que guardaria no coração a Palavra para não pecar contra Deus, e que ela, a Palavra, ser-lhe-ia lâmpada para os pés e luz para o caminho!
 
Deus usa as circunstâncias também: os missionários apostólicos tentavam ir para um lado, mas as circunstâncias mostravam que Deus não aprovava. Eliezer descobriu quem era a esposa para Isaque por causa das circunstâncias em que conheceu Rebeca. Davi iria justiçar seus homens pela maldade de Nabal, quando Abigail, esposa daquele, interveio com uma palavra sábia e iluminada. E Josias, o rei fiel, encontrou o caminho para a restauração espiritual da nação através do Livro da Lei encontrado no Templo!
 
Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Então, nos nossos ouvidos, conseguiremos detectar a autêntica voz do Bom Pastor e segui-Lo sempre. A voz de Deus é clara, não traz confusão e não é como uma trombeta a dar sonido incerto; ela é única e absolutamente revelada nas Escrituras Sagradas. Aplicá-la para a hora e o momento certo é o que o Espírito Santo faz, mas precisamos de sensibilidade, atenção, consagração, submissão. A Voz nos fala, mas somente para "quem tem ouvidos para ouvir".
 
Peçamos a Deus ouvidos atentos, corações quebrantados e almas submissas. Assim estaremos sempre um passo à frente dos acontecimentos e nada, absolutamente nada, nos pegará de surpresa. O Senhor nos preparará para tudo!
 

Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel em Carapicuiba, São Paulo, Brasil
OPBCB 001 - pres. da Ordem dos Pastores Batistas Clássicos do Brasil


Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel
Rua Urano, 99 - Novo Horizonte
06341-480 - Carapicuíba - SP
São Paulo - Brasil
Cultos aos domingos às 9:30 e 18:30 hs.
Escola Bíblica Dominical às 10:30 hs.
Quartas-feiras às 20 horas
www.uniaonet.com/bnovas.htm
bnovas@uol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...