sábado, 5 de agosto de 2017

memórias literárias - 492 - CHORO E ALEGRIA - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 07

492

CHORO
E ALEGRIA

Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 07

 

Olá. Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.
 
Falaremos sobre o tema CHORO E ALEGRIA.
 
Diz assim a Palavra do Senhor: Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Sl 30:5).
 

O texto bíblico fala sobre o castigo de Deus para com Israel, a nação tão amada por Ele e que amava tão pouco ao Senhor. Ao invés de dedicarem-se a agradá-Lo, obedecendo os Seus mandamentos, faziam tudo o que Lhe aborrecia, levando-O à necessária disciplina e correção. Foi num lamento de disciplina que o salmista disse: a Sua ira dura só um momento. Queria com isto dizer: o castigo tem um tempo, não dura para sempre. E completa, dizendo: o favor de Deus nos dará vida. Sim, a disciplina corretiva do Senhor não tem por finalidade destruir o ofensor, mas corrigi-lo e dar-lhe vida. E completa com a célebre frase, geralmente isolada do contexto inicial por muitos comentadores: o choro pode durar toda uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Quando os nossos filhos são pequenos, carecem de disciplina. Eles querem comer a sobremesa antes da comida. Se cedermos, ensinaremos que eles podem fazer o que quiserem. Quando crescerem, tornar-se-ão mimados e desobedientes, pois não aprenderam a ordem das coisas e não foram corrigidos quando era preciso. Assim também para o horário de dormir, de levantar, de tomar banho, a necessidade de tomar remédio ou de pedir por favor ou com licença ao abordarem alguém de quem necessitam. A disciplina dói para eles (e, não raras vezes, dói mais no coração dos pais). Mas é necessária. Logo passa e eles voltam a brincar, a sorrir e a sentirem o quanto os seus pais os amam.

Assim também Deus nos trata. Ele nos castiga, nos disciplina, toda vez em que precisamos deste corretivo, salvo se não formos verdadeiramente cristãos. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. (Ap 3:19). Neste texto encontra-se uma grande verdade: quem ama disciplina. Quem ama não acoberta, não dá um jeitinho, não finge que nada aconteceu. O amor exige disciplina. Assim, Deus, que nos trata como filhos, nos ensina a colocar o Reino de Deus em primeiro lugar, a confiar nEle e não nos homens apenas, a não construir a nossa vida sobre o dinheiro e sobre os propósitos mundanos. Quando não seguimos pelo caminho certo, Ele tem o direito de pai adotivo (Ele nos adotou quando recebemos Jesus como Salvador) a corrigir-nos. Esta correção pode gerar lágrimas e sofrimentos, mas serão sentimentos passageiros e logo darão lugar à extrema consciência de que Deus foi bom e foi leal. Deus é um Pai amoroso e responsável. Sou grato a Deus por cada corretivo que dEle recebi.

Está você ciente de que a correção de Deus pode gerar lágrimas e dor? Então conscientize-se também de que tudo isso terminará, dando lugar à alegria, assim como o fim da noite é o dia. O fim da tristeza será a alegria do Senhor, que é a nossa força!

Que Deus nos abençoe!

Wagner Antonio de Araújo
17/07/2017
 
(mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite de sua diretora, irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...