segunda-feira, 7 de agosto de 2017

memorias literárias - 493 - O CAMINHO DOS JUSTOS - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 08



493

O CAMINHO

DOS JUSTOS

Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 08

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Temos meditado no Livro dos Salmos e encontrado nele grande consolo. Hoje falaremos sobre O Caminho dos Justos. Assim diz o Salmo número 1: Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá” (Salmo 1.6)

Quem usa aparelho celular, telemóvel, smartv ou outro eletrônico de comunicação, acaba por expor toda a sua intimidade a gente que nem conhece. Esses aparelhos são dotados de câmeras e microfones, aptos a espionar a cada usuário no momento em que os donos destas mídias bem quiserem. O Google, por exemplo, quando aceito pelo usuário do celular, manda um contrato para ser concordado. Nele, sem que se dê importância, consta a permissão para gravar a voz do usuário em momentos aleatórios. Assim, de quando em quando, na utilização do sistema, a voz da pessoa é gravada e utilizada nos bancos de dados universais mantidos pelo sistema. Resta-nos perguntar: e a câmera? E o aparelho de TV, que, teoricamente, pode filmar quem assiste a televisão? Não estamos imunes à vigilância e nem completamente isolados. 


Mas, suponhamos que alguém nada utilize, viva no mato, não tenha aparelhos eletrônicos, nem vizinhos ao derredor. Teria alguém que o conhecesse ainda? Sim. Deus! Ele conhece a cada uma das pessoas e sabe avaliar o caminho pelo qual conduzem a sua existência. Não há ser humano capaz de esconder-se da presença dEle. Para quem vive contra os valores bíblicos isto pode assustar. Mas para quem vive com Deus e sente-se só, achando que Deus não vê o seu sofrimento, a sua angústia, as suas lutas e as suas dores, isto é um grande consolo! Aquilo que escolhemos no íntimo, em segredo e que agrada a Deus não ficará no anonimato: Deus estará vendo e levando em consideração!



Assim o Senhor conhece o caminho daquele que sofre por amor dEle. Deus conhece as escolhas nobres que faz, os caminhos retos nos quais procura viver. Deus conhece as lágrimas derramadas pela injustiça recebida, pela afronta com que foi tratado. Deus sabe considerar a santidade, a ética, a honestidade e a busca de Sua presença, mesmo que em privado. Deus conhece o caminho dos justos. E nestes caminhos Ele se faz presente, pois foi Jesus quem disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).


Por essa razão cada dos que temem a Deus podem encontrar aqui um consolo poderoso, real e absoluto: Deus está vendo a sua vida. Deus está atento às suas escolhas. Ele saberá recompensar-lhe no momento certo e na proporção certa. Vale a pena confiar no Senhor, que conhece o caminho dos justos.



Que Deus nos abençoe!



Wagner Antonio de Araújo




07/08/2017


(mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...