quarta-feira, 16 de agosto de 2017

memórias literárias - 510 - A ORAÇÃO QUE É OUVIDA - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 12


A ORAÇÃO

QUE É OUVIDA

Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 12



510


Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O livro dos Salmos é uma fonte especial de consolo para aquele que confia em Deus. E um trecho que muito nos consola é o que se encontra no Salmo 6, versículo 9: “O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor acolhe a minha oração”.


O autor, o Rei Davi, dizia neste texto que Deus escutara o seu clamor. Ah, quão preciosa é a certeza de que a oração que fizemos foi acolhida por Deus! Como isso nos conforta! Mas, sinceramente, como saberemos que Deus nos ouviu? Ele ouve a todas as orações?



Ouvir, isto é, conhecer que Lhe pedimos, ele conhece todas. Nada é desconhecido diante de Deus. Mas acolher a oração, isto é, responder àquilo que suplicamos, nem sempre. Davi mesmo disse, em outro salmo: Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; (Sl 66:18). Isto significa que, se o meu coração não estiver em paz e em ordem com Deus, Ele escutará, mas não me atenderá. Uma outra razão para a nossa oração não ser ouvida é quando não é feita em nome de Jesus. Foi Ele quem disse: E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. (Jo 14:13). Pedir em nome de Jesus é usar a autoridade confiada pelo Pai aos pedidos de Jesus: não temos mérito algum para suplicar ao Senhor, mas, se formos em nome de Seu Filho, Ele acolherá a nossa súplica. E um terceiro motivo é pedir algo pelos motivos errados. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tg 4:3). Isto significa que, se pedirmos a Deus apenas para um deleite, para a ostentação, para nos sentirmos poderosos e orgulhosos, por vaidade pura, Deus também não nos acolherá.



Uma oração diante de Deus deve ter o propósito de glorificá-Lo e de anunciar a Sua bondade! A um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Sl 51:17) Quem busca a Deus em oração e o faz com a humildade de quem aceita a vontade de Deus como ideal, terá a garantia de ser acolhido e atendido. E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. (1Jo 5:14)
Vale a pena orar? Sim, vale! Quando oramos temos a possibilidade de apresentar a Deus as nossas razões e obter dEle a resposta melhor! Conta-nos a Bíblia sobre um homem chamado Jabez. Sua mãe sofrera para tê-lo e dera-lhe um nome que lhe trazia tristeza: “aquele que gerou dor”. Era uma lembrança constante de que Ele fora motivo de sofrimento. Em um determinado momento da vida, quando isso certamente lhe trazia sofrimento, fez uma oração: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido"  (1Cr 4:10) Ele orou com fé, com humildade, reconhecendo ser Deus o único que poderia neutralizar a tristeza que, inconcientemente, carregava. E Deus o atendeu! 



Ore a Deus agora, com fé, com confiança, com humildade, e Ele acolherá a sua súplica. Que Ele nos abençoe. Amém!



Wagner Antonio de Araújo

16/08/2017

(mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...