sexta-feira, 18 de agosto de 2017

memórias literárias - 512 - CACHORRO LOUCO

CACHORRO
LOUCO

512
 
 
Agosto é mês de cachorro louco, já diziam os antigos. Contudo, creio que há um cachorro louco em cada crente que se sente atingido em sua suposta "liberdade", "privacidade", "honra". Há uma tremenda inversão de valores! Há pobres sem comida no armário, mas com antena parabólica e celular de última geração no bolso! Tudo fruto da perversão desta atual geração, diferente do sentimento bíblico implantado por Jesus no peito de Seus seguidores:
 
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. (Mt 5:42)
 
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. (Mt 5:41)
 
Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. (1Co 10:24)
 
O irmão foi ao shopping center. Gastou cem reais em ingressos de cinema para toda a família. Consumiu oitenta reais na praça de alimentação e 25 reais de estacionamento. Veio supimba a compartilhar com o tesoureiro da igreja. Este, muito eficazmente, lhe pergunta: graças a Deus pela sua possibilidade financeira em prover uma diversão à sua família. À propósito, o irmão entregou o seu dízimo?"
 
- AU! AU! AU! Apareceu o cachorro louco!
 
"Quem é o senhor para me cobrar o dízimo? Ora, quem diria, cobrando a fé? Eu dou dízimo ou oferta quando quiser! O senhor me perguntou se estou podendo? A vida está difícil, tenho tantas contas para pagar! Que audácia me cobrar! Eu trabalho e ninguém paga as minhas contas. Cuide de sua vida!"...
 
A irmã comprou ingressos para toda a família. Queriam ver aquele cantor gospel internacional. Ele só pode apresentar-se num INTERNATIONAL HALL. Cada ingresso custa cem reais, ela comprou quatro. O carro? Só no estacionamento principal, com manobrista, cinquenta reais. A pipoca e o refrigerante na entrada, mais cinquenta. Foi um show e tanto! Na saída camisetas e brindes para todos, trezentos reais. No domingo é o assunto do momento entre as irmãs. Até que a presidente das senhoras diz: "Irmã, estamos juntando dinheiro para pagar o ônibus que nos levará ao recanto dos avós. Com a sobra compraremos uns presentinhos para os velhinhos. A senhora vai participar?"
 
- AU! AU! AU! Apareceu o cachorro louco!
 
"Se eu fosse participar teria dito. Mas agora é que não participo mesmo. Onde já se viu? Cobrar sessenta reais de cada uma de nós! A senhora acha que nadamos em dinheiro? A senhora acha que temos recursos disponíveis assim, para gastar à toa? Tenho crianças, tenho mensalidades escolares. Não darei um tostão e não conte comigo!"
 
Aquele irmão foi para o hospital. Lugar difícil, ou se vai de taxi ou de carro, mas era dispendioso. Ficou trinta dias internado. O pastor foi visitá-lo seis vezes. Deus sabe de onde tirou o recurso para pagar a despesa. Graças a Deus o irmão ficou bom. Na sua volta à igreja o pastor ora por ele. Depois, ao final do culto, o pastor fala sobre a campanha de construção e a necessidade de dízimos. Falou genericamente, instando pela participação de todos.
 
- AU! AU! AU! Apareceu o cachorro louco!
 
Na rodinha de irmãos no estacionamento, enquanto faziam uma coleta de cinquenta reais de cada um para terminar a noite na pizzaria, aquele irmão, o doente tão visitado e que já estava bom, ladra: "Que pastor pedinte! Não para de pedir dinheiro! Fica com esse nhên nhên nhên, o que ele faz com os dízimos? Está pensando o quê! Eu não vou dar é nada. Acha que tenho dinheiro de sobra?"
 
Quantos cachorros loucos esparramados pela igreja! E é fácil identificá-los: fale das necessidades no Reino de Deus, fale de campanhas de construção, de ajuda humanitária ou de fidelidade na observância do dízimo. Eles aparecem. Ladram, latem, fazem um barulhão. E, não raras vezes, mordem! Amanhã chorarão, quando colherem o fruto de suas más escolhas.
 
É preciso uma vacina entre o povo de Deus, condicionada em livros da capa preta, às vezes com beira dourada, outras não, com o seguinte selo: BÍBLIA SAGRADA. Ali existe o antídoto contra o cachorro louco da ganância e da inversão de valores. Aqui está uma mostra:
 
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. (Is 55:2)
 
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6:33)
 
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? (Tg 2:16)
 
No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. (1Co 16:2)
 
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. (Lc 12:15)
 
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2Co 9:7)
 
Que Deus tire o cachorro louco de dentro de nossos corações!
 
Opa,
 
O que escuto ao longe?
 
Au! Au! Au!
 
Passa, cachorro!
 
...
 
Wagner Antonio de Araújo

18/08/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...