segunda-feira, 28 de agosto de 2017

memórias literárias - 514 - EU NÃO CONCORDO

EU NÃO
CONCORDO

514
 
Na sala de aula o professor expõe os fundamentos da análise sintática. Um aluno levanta-se e discute: eu discordo. Acho que cada um deve fazer a análise que quiser. E a aula termina com grupos divergentes diante de um professor estático, que contempla a que ponto chegou a chamada "democracia". Pensa ele: "há futuro para a língua portuguesa brasileira?"
 
Na mesa de cirurgias do hospital universitário um mestre veterano ensina como operar o esôfago. Dois alunos se interpõem: "Nós discordamos; cremos que se o corte for naquela região será melhor". A cirurgia torna-se um debate e o mestre deixa a mesa após fechar o cadáver usado como exemplo. Medita: "o que há de ser da cirurgia médica diante desta geração que prefere opinião ao bom senso à luz das seculares experiências cirúrgicas?"
 
No tribunal o juiz dá o veredito. O promotor levanta-se e diz: "Divirjo de sua maneira de julgar". O advogado interrompe e afirma: "Conquanto concorde que o juiz errou, também divirjo do promotor". E o juiz, rouco de mandá-los se calar, manda os policiais retirarem os debatentes. Os policiais respondem: "Acho que não vamos acatar, uma vez que divergimos de todos vocês"...
 
O pastor ensina o que a Bíblia diz. Uma membro levanta-se e rebate: "Não concordo. Em minha visão eu creio de forma diferente e não vou me adequar a isso". Os membros, em assembléia, afirmam: "Ainda que a bíblia ensine assim, achamos que cada um tem direito à sua liberdade e não podemos julgar a ninguém; vamos deixar como está". E o pastor, perplexo, diz: "Que igreja é essa? Aonde isso chegará? Não se pode ensinar, não se pode disciplinar; o que estamos fazendo aqui então?"
 
Este é o tempo de hoje. Todos criticam a todos, todos questionam a tudo. Alguém que não sinaliza a mudança de faixa no trânsito quer ter razão contra o outro motorista que protestou. Alguém que exige prestação de contas do dinheiro público ouve das autoridades que naquele caso não é necessária a comprovação dos gastos. Conceitos sexuais, biológicos e morais são questionados pelos meios de comunicação, famintos pelo lucro da audiência e a popularidade de suas versões, trazendo à nova geração a confusão absoluta e a falta de âncora para a embarcação social e moral.
 
Igrejas surgem com os nomes mais esdrúxulos, sempre apontando para o novo. Novo ministério, nova aliança, nova dimensão, nova revelação, novo espírito. Sem generalizar com alguma igreja boa que leve esses nomes, vemos que proliferam ministérios e igrejas que fazem tudo do jeito que querem, sem atribuir juízo de valor ao que a Bíblia ensina. Pastores sérios em igrejas sérias vêem-se em dificuldades para controlar o comportamento dos membros de suas congregações, pois ensinam uma coisa no púlpito e são obrigados a ver em publicações sociais de seus membros um comportamento antagônico ao ensino. A disciplina torna-se difícil à luz dos julgadores, cujo compêndio diretivo não é mais a Palavra de Deus, mas a opinião das famílias, dos grupos, das gerações. E assim o palco de Babel, da confusão absoluta vai se proliferando em toda parte, causando espanto a quem não consegue enxergar razão para tanta confusão e falta de obediência aos ensinos do Senhor.
 
E tudo começou com a médium do Éden, a serpente que ludibriou Eva. "É assim que Deus disse? Pois eu não concordo, creio que Deus está errado". E assim o espírito daquela cobra invade a presente geração, aniquilando todo e qualquer ensino substancioso e bem fundamentado. Cultura, ciências, astronomia, costumes, sexualidade e doutrinas bíblicas estão sucumbindo ante o "não concordo com isso".
 
Estes tempos foram previstos pela Bíblia.
 
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; (2Tm 4:3)
 
Quando não conseguem impor os seus valores invertidos, buscam igrejas que concordem com suas novas regras. Até que chegará o dia em que outro grupo interno entrará em mutação, em confronto, criando a seguir nova igreja, até que o Senhor ponha fim a essas aberrações.
 
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. (2Ts 2:4)
 
O espírito de oposição aos valores bíblicos se chama anticristo. Tudo aquilo que aniquila a pessoa de Deus ou o ato legítimo de adoração espiritual é estratégia deste ser maligno. O culto nos nossos dias deixou de ser dirigido a Deus e passou a agradar ao gênero humano. "Um culto do jeito que gostamos, da maneira que nos agrada, com coisas que nos envolvem". E assim cada um oferece o que quer: uma ginga, uma dança, um malabarismo, uma tatuagem, um piercing, uma veste estravagante, a unção com um tipo de óleo, um objeto de adorno ao culto, um estilo de música e dança etc. Uma igreja ao gosto do freguês, porque tais igrejas são antropocêntricas, buscando a satisfação humana, colocando o homem no lugar de Deus, assentado como Deus, no templo de Deus, fazendo-se o seu próprio Deus.
 
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2:10)
 
Um remanescente fiel persiste. É um povo que não se submete às vontades dos que não concordam. Um povo que não contradiz o óbvio, que não é mutante dos valores e do bom senso. Um povo que fez da inteligência uma ferramenta e da sabedoria o seu tapete, que encontra na verdade o seu caminho. Tal povo não faz parte dos que bombardeiam os marcos dos antigos, que destróem conceitos, que estraçalham qualquer norma. Pelo contrário, buscam na verdade o fundamento, na sabedoria o crescimento, na obediência a realização. Em se tratando de fé, fazem da Bíblia lâmpada, luz, farol, bússola, caminho, bandeira e manual. E não se submetem aos novos caminhos propostos por quem endeusou a opinião como o lado certo.
 
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (Jo 17:17)
 
Quanto ao mundo em que vivemos, eis que o curso atual do "eu não concordo" continuará, até que Cristo regresse e desvende o engodo dos mudadores de valores.
 
Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. (Ap 22:11)
 
Se o meu leitor não concorda, é seu direito.
 
Mas tome cuidado para não deixar que a opinião sobrepuje a revelação...
 
Wagner Antonio de Araújo

28/08/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...