segunda-feira, 14 de agosto de 2017

memórias literárias - 506 - VIDA QUE SEGUE

VIDA QUE
SEGUE


506
Uma companhia de seguros veicula uma campanha pelas redes de televisão. O locutor diz que você deve deixar um seguro porque, depois que morrer, as pessoas ficarão tristes, mas isso passará e "é vida que segue". A mensagem é a seguinte: você não irá fazer falta, seu dinheiro sim. E a tristeza aparente vai passar, porque o que importa na vida é a minha vida, não a vida de quem se foi.
Nada mais exato para explicar a filosofia das gerações de hoje. O que importa é a minha vida. E se você faltar, a minha vida irá seguir. O seu problema não tem valor para mim. Só eu ou as minhas prioridades importam.
Isto nos leva até a estrada de Jerusalém a Jericó, onde um moribundo jazia, assolado por salteadores. Roubaram-no e surraram-no, deixando-o semimorto. Passaram por ele três tipos de indivíduos. Dois deles religiosos e um outro apenas um rejeitado samaritano. Os dois religiosos eram líderes. Um era levita, trabalhava para Deus no templo. O outro era sacerdote, uma função mais importante ainda; ele era um intermediário entre o povo e o Senhor. Ambos passaram pelo moribundo e nem deram bola. Viram-no esparramado, sangrando e destituído de tudo. Mas seguiram a filosofia do "vida que segue" e foram em frente.
O mundo de hoje é assim.
O motorista corta o outro nas ruas, avenidas, estradas e caminhos. Não sinaliza, não tem respeito, invade o espaço destinado para o carro do próximo. Alguém buzina, reclama, xinga. Ele nem liga; ele não tem nenhum respeito pelo outro. O que importa é seguir em frente. Vida que segue.
O trabalhador entra na empresa. Aos poucos invade a função alheia, chamando a atenção da chefia. Quando uma vaga de liderança aparece ele derruba a todos, tomando aquele lugar. Mau quisto pelos colegas, adulador da chefia, sobe sem pejo e sem respeito para com ninguém. Perde os poucos companheiros. O que pensa? Vida que segue.
O amigo é convidado para jantar. Faz amizade com a esposa do companheiro. Enamora-se dela. Trai a sua confiança. A esposa abandona o marido e segue com esse intruso. O amigo protesta, reclama, ameaça, mas quê! Os dois seguem nesta dinâmica. E o amigo traído? Sinto muito; vida que segue.
O pastor convida um colega para não deixá-lo sem ministério. Confia-lhe uma classe de escola dominical, algumas visitas, uma congregação. O novato aproveita a deixa e mina a confiança da igreja no veterano obreiro. Consegue um motim. O pastor vai embora. O invasor oferece-se para dirigir o ministério. E consegue. E o pastor que saiu? E a confiança, a ética, o respeito? O invasor (e, quiçá a igreja) pouco se importa. É vida que segue.
A fila do caixa está grande. O cliente da frente derrubou algo. Tomo o seu lugar. Ele xinga. Eu nem ligo. Vida que segue.
Ah, filosofia do Inferno, provérbio do Diabo! Vida que segue é o pecado da inveja, do roubo, da cobiça. Está aliado ao completo desprezo pela vida e felicidade do próximo. Se eu tiver que lhe derrubar para passar, farei isso. Quanto a você, sinto muito. Vida que segue.
Na parábola citada por Jesus, apenas um samaritano não seguiu. Parou para acudir ao viajante assaltado e massacrado. Condoeu-se de sua dor. Quem sabe chorou por ele. Se não chorou, agiu como quem sentia a sua dor. Limpou-o, colocou remédio, muntou-lhe em seu animal, levou-o à hospedaria, mandou que tratassem dele e prontificou-se a voltar. Ele colocou-se à disposição. Para ele a vida só segue se pudermos carregar aquele que sofre conosco, amenizando as suas dores.
Jesus contou a parábola falando do que Ele faria conosco. Sentiria a nossa dor. Sofreria a pena pelos nossos pecados. Enxugaria as nossas lágrimas. As nossas dores levaria sobre si. E seria o nosso eterno sumo-sacerdote, vivendo para interceder por nós. Oh, bendito seja o tremendo amor de Cristo! Bendito seja esse exemplo completo e soberano, que nos mostra alguém capaz de só seguir em frente se nos tiver ao lado!
Quem o segue deve lembrar-se: Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. (Jo 13:14)
Vida que segue? Não. Vida que serve.
O resto é morte. O resto não segue.
Wagner Antonio de Araújo

14/08/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...