sexta-feira, 14 de julho de 2017

memórias literárias - 474 - A FÉ - SÉRIE: O FRUTO DO ESPÍRITO

474
A FÉ
 
Série: O FRUTO
DO ESPÍRITO

 
Olá. Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.
Esta é a oitava mensagem da série FRUTO DO ESPÍRITO e tem por tema A FÉ.
 
Encontramos o seguinte texto na Palavra de Deus: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio. (Gl 5:22)
Já meditamos sobre o que significa fruto do Espírito e os sete primeiros gomos deste fruto: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade bondade.  Hoje falaremos sobre o sétimo: fé. Algumas versões traduzem por fidelidade.
 
Fé é crença, convicção, certeza, segurança. A bíblia conceitua fé como certeza: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11:1). Diz também que Deus se agrada dela. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hb 11:6) 
Antes de nossa conversão não tínhamos fé. A fé humana é limitada e não atinge o patamar necessário para agradar a Deus. Ele, por amor de nós, convenceu-nos interiormente de nosso pecado e nos despertou para crer em Seu Filho, através da pregação do evangelho. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. (Jo 16:8); Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Ef 2:8). Tudo isso pode significar o seguinte: Deus implantou em nós a fé, que fez-nos crer na graça de Jesus, e, consequentemente, gerou em nosso coração a fé que Lhe agrada e que nos dá fidelidade.
 
Sim! O Epírito Santo gera em nós a fidelidade, a constância, a perseverança. O verdadeiro salvo pelo sangue de Cristo persevera até o fim, até a morte, pois tem no coração a fé que o faz fiel. A fé é um gomo do fruto do Espírito Santo, que nos qualifica como crentes verdadeiros, que crêem de todo o coração, que não voltam atrás, que confiam inteiramente na graça do Senhor. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (Jo 10:28). 
Certamente que somos tentados por Satanás ao longo de nossa vida, para abandonarmos a verdadeira fé. O fruto do Espírito em nós, entretanto, nos dá a força para resitir e para vencer o inimigo. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1Jo 5:4). A fé produzida em nosso coração faz-nos fiéis até a morte, honrando o nome do Salvador. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2:10).  
O próprio Deus gera em nós o Santo Temor que nos faz andar pela fé, confiando em Sua sabedoria para conduzir-nos. E, assim, o crente caminha, vence, testifica e vai até o fim. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. (Gl 3:11).  
Quem recebeu Jesus Cristo no coração foi capacitado a viver pela fé. E poderá dizer ao final de seus dias:  Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2Tm 4:7) 
Você crê em Jesus Cristo como Salvador? Já entregou-se a Ele? Então viva pela fé que o Espírito Santo já gerou em seu coração.
 
Amém.
 
Que Deus nos abençoe!

Wagner Antonio de Araújo
08/07/2017 
(mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite de sua diretora, irmã Ana Maria Suman Gomes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...