segunda-feira, 31 de julho de 2017

memórias literárias: AUXÍLIO NA ANGÚSTIA - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 03





486
AUXÍLIO
NA ANGÚSTIA
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 03


Olá. Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.
 
Falaremos hoje sobre AUXÍLIO NA ANGÚSTIA.
 
Diz o Salmo 60.11:  Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem.
O Rei Davi atravessou muitas lutas em sua vida. E aprendeu que a sua confiança deveria estar em Deus e não nos amigos que julgava ter. Como rei seria fácil acreditar que um outro reino, com forte exército e um bom relacionamento, se tornasse a ajuda necessária em horas de crise. Contudo, Davi sabia que vão é o socorro do homem. Somente Deus poderia atendê-lo e conceder-lhe o socorro necessário.

Nós também, quando estamos angustiados, a enfrentar lutas e problemas, somos induzidos a confiar nos amigos. Ah, amigos que julgamos especiais, poderosos, influentes, em condições de nos estender a mão! Achamos que uma indicação dele abrirá as portas para o trabalho. Buscamos um político que advogue a nossa causa junto às autoridades. Confiamos num médico experiente, num parente bem situado socialmente, num conhecido de longa data. Quanta angústia acumulamos! Nas horas mais necessárias os amigos desaparecem, os influentes nos abandonam, aqueles que poderiam nos indicar arrumam uma desculpa e os médicos se justificam, dizendo: “Infelizmente não saiu como gostaríamos, sentimos muito”.

Já dizia Deus através de Jeremias: Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! (Jr 17:5). Para Israel de outros tempos, o inimigo diz o seguinte, sobre a suposta ajuda que o Egito lhe daria: Eis que confias no Egito, aquele bordão de cana quebrada, o qual, se alguém se apoiar nele lhe entrará pela mão, e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam. (Is 36:6). Quem espera dos homens a solução para as suas crises espera água de m poço seco ou milho de uma espiga mirrada. Só terá frustração.

Devemos esperar em Deus! Devemos fazer a nossa necessidade conhecida do Senhor, através da oração em nome de Jesus e no poder do Espírito Santo. Deus nos socorrerá! Deus nos dará a resposta precisa e necessária! Nós até podemos desenvolver excelentes relacionamentos e ótimas amizades, mas não podemos transferir a nossa confiança em Deus, que tudo pode e está presente, para os amigos, que nem sempre podem ou nem sempre estão dispostos a nos auxiliar na hora da necessidade. Deus é o nosso amparo, socorro bem presente na hora da angústia. Assim não esperaremos demais dos outros e manteremos a nossa fé no único que pode nos conduzir à vitória e à felicidade! Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1Pe 5:7)
Que Deus nos abençoe!

Wagner Antonio de Araújo
13/07/2017
 
(mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite de sua diretora, irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...