sábado, 29 de julho de 2017

memórias literárias - 483 - POR QUE TE ABATES? SÉRIE CONSOLO NOS SALMOS No. 02

483

POR QUE
TE ABATES?

Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 02
 

 
 
Olá. Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.
 
Falaremos hoje sobre o tema POR QUE TE ABATES?
 

Assim diz o Salmo 43.5: Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, Ele, meu auxílio e meu Deus!
Não são raras as vezes em que a nossa alma se sente abatida, cansada, desanimada. Temos assistido, entristecidos, ao fenômeno do mundo virtual, que provoca nas pessoas fragilizadas o desejo do suicídio ou de matar outras pessoas. Fazem isso para tentarem a libertação do sofrimento interior. Há um grande vazio no coração do homem e ele tenta preenchê-lo com inúmeras coisas. O espaço só pode ser preenchido com a presença de Deus no coração, pois é a falta dEle que provoca esta profunda desilusão.

O salmista pergunta: Por que você está abatida e perturbada, ó, minhalma? Uma pergunta clara e exortativa. É como se ele dissesse: alma, como você pode estar tão abatida e perturbada? Deus está presente! Ah, como a nossa alma precisa ser lembrada disto! Deus está presente! Quando temos Jesus como Salvador, Ele se torna o EMANUEL, isto é, o Deus presente conosco! Mas as aflições nos iludem, dizendo “Deus me abandonou!”

Somos acometidos de muitas tristezas. Um amigo que nos trai, um sócio que nos lesa, uma promessa que não se cumpre, uma prova em que fomos derrotados, uma enfermidade que nos assola, um remédio que não surte efeito, um assalto que nos devora o patrimônio, uma intriga que injustamente nos acusa. Quantas lutas podem nos abalar! A perda de um grande amor ou a morte de um ente querido são, de longe, as que mais nos abatem.

Mas, por que? Esquecemo-nos que Deus está conosco? Ele prometeu, em Jesus, não nos abandonar! Cristo disse: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33). E Jesus sabia o que era padecer: injustiçado, traído, aprisionado, surrado diante dos principais líderes, arrastado ao tribunal, esfolado sem dó pelos soldados e com sangue a escorrer, conduzido ao Calvário, tendo mãos e pés pregados e uma morte cruenta e vergonhosa! Ele, contudo, disse:: eu venci o mundo! Sim, porque hoje Ele ressuscitou, está à direita do Pai e nos ressuscitará pelo Seu poder! Se o futuro é assim, brilhante, por que nos abatermos agora?  E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Rm 8:28)
É hora de esperar em Deus. É hora de confiar em Deus. Ainda o louvaremos com alegria, depois que todas as lutas passarem. Pode ser que seja em breve, em vida! Ou, se for plano do Senhor, acumularemos galardões para festejar na eternidade, como os primeiros cristãos, consumidos pela perseguição. De qualquer forma, AINDA O LOUVAREMOS, pois Ele é o nosso Deus, Ele é o nosso Senhor!

Que Deus nos abençoe!

Wagner Antonio de Araújo
12/07/2017
 
(mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite de sua diretora, irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...