terça-feira, 8 de agosto de 2023

memórias literárias - 1379 - SÉRIE AS ARMAS DA BATALHA ESPIRITUAL - 13 - CONCLUSÃO

 13 - CONCLUSÃO


 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Esta é a série AS ARMAS DA BATALHA ESPIRITUAL e o nosso propósito é o de esclarecer ao povo de Deus quanto ao uso das armas adequadas no combate contra o mal.
 
Hoje estamos encerrando esta série de meditações sobre as armas que os cristãos devem utilizar na luta contra Satanás. Não foi uma série à exaustão, pois o nosso tempo é limitado; nem foi uma série acadêmica ou sistemática, pois o nosso propósito foi devocional. O intuito foi inspirar o coração de cada ouvinte que nos dá a honra da audiência numa postura muito mais vitoriosa e de sucesso ante os ataques de Satanás.
 
Falamos sobre a arma do conhecimento bíblico. Quem conhece a Palavra de Deus tem vitórias em sua vida cristã. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2Tm 3:16)
 
A gratidão é também uma arma de fenomenal alcance na batalha contra Satanás. Ele detesta que os filhos de Deus deem graças. Mas os que o fazem vencem ao Diabo dia após dia! Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1Ts 5:18)
 
 A oração é um elemento assaz importante, pois foi através da oração que o próprio Senhor Jesus Cristo exerceu o seu ministério messiânico. Orar é falar com Deus, é louvá-Lo, é pedir perdão, é interceder, é clamar por si. Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. (Sl 5:3)
 
A Bíblia é a espada do Espírito Santo, com a qual poderemos combater a todas as tentativas de Satanás de nos seduzir, de nos desencorajar, de nos desviar do propósito divino. Firmarmo-nos na Bíblia é a certeza de uma construção estável. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. (Js 1:7)
 
A fé é a arma defensiva, através da qual apagaremos a todos os dardos inflamados do maligno. Ele sempre quer nos destruir, nos desmotivar, nos desesperançar. Mas os que exercem a fé conseguem tirar força da fraqueza, ânimo no desânimo e vida na morte. Quem tem fé tem a chave da proteção divina. Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; (Mt 21:21)
 
Dar o perdão é fundamental para que o fluxo da comunhão com Deus não seja interrompido em nossa vida. Igualmente devemos pedir perdão, caso tenhamos feito algo que tenha deixado magoado o nosso próximo. Sem essa atitude a fé perde a legitimidade. E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; (2Co 2:10)
 
Obedecer é mais importante do que sacrificar, já dizia o profeta Samuel. Assim, aos servos de Deus que vencem a Satanás, a obediência faz parte do seu dia a dia. Não é uma opção; é uma única regra. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Rm 6:16)
 
Trabalhar é a música nos ouvidos dos heróis da fé. Teremos tempo de sobra para descansar, após o Senhor nos chamar. Devemos servir com dedicação e amor, tanto ao Senhor, na Sua Causa, como à nossa família, ao nosso próximo, ao nosso patrão. Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. (Hb 6:10)
 
Sem semeadura não haverá lavoura; e sem lavoura não haverá colheita. Assim, com todas as nossas forças devemos semear a Palavra de Deus e as coisas boas. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos (Sl 126:6)
 
A paciência é um dos gomos do fruto do Espírito e uma arma contra Satanás. Que saibamos trocar a ansiedade e a pressa pela santa paciência no Senhor. Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; (Rm 12:12)
 
Por fim, precisamos estar cheios de esperança, como as crianças que recebem a promessa de um gostoso passeio ou de deliciosas guloseimas. Elas ainda não foram e não comeram, mas já festejam. Precisamos festejar a nossa salvação, prestes a aparecer. Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, (1Pe 1:6)
 
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. (Rm 8:37). Que Deus nos conceda vitória sobre vitória. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...