quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1404 - SÉRIE BOAS-NOVAS DE JESUS CRISTO - 02 - SALVAÇÃO TAMBÉM AOS GREGOS

 02 – SALVAÇÃO TAMBÉM AOS GREGOS

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série BOAS NOVAS DE JESUS CRISTO.

 

Se há algo urgente na pauta dos púlpitos cristãos nos dias de hoje é que se anuncie que Deus não faz acepção de pessoas por questão de raça, de origem étnica. A aliança entre Deus e o povo judeu, através da linhagem de Abraão, foi estendida a todos os que, à semelhança do mesmo Abraão, tornam-se crentes no Messias de Israel, nosso Senhor Jesus Cristo. Sobre esse assunto nós podemos ler, em Romanos 1.16: “Pois não me envergonho do evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu, e também do grego”.

 

O Apóstolo Paulo, em sua carta épica aos Romanos, uma verdadeira obra teológica da mais alta qualidade, discute em seus capítulos uma série de assuntos concernentes à fé. E um deles é a questão de que Deus estendia a sua aliança e salvação a todos os povos, não apenas ao povo da aliança judaica. Como sabemos, a aliança entre Deus e os judeus foi feita através do sangue de cordeiros, onde o pacto dizia respeito à obediência às leis dadas por Deus no Monte Sinai, simbolizadas nas duas tábuas de pedra que continham os dez mandamentos. A aliança era condicionada à obediência do povo, que, infelizmente, não correspondeu ao compromisso com o Altíssimo. Na verdade aquela lei não tinha como ser cumprida por seres pecadores como nós. Deus, então, prometeu que um outro profeta, semelhante a Moisés, se levantaria e proclamaria a Palavra de Deus. Era necessário que o povo o ouvisse. Em chegando a plenitude dos tempos Deus enviou a Jesus, que, além de profeta, era o próprio Filho de Deus. Este proclamou uma NOVA ALIANÇA, não mais com tábuas de pedra e leis externas, mas com a troca do coração de pedra por um coração de carne, onde o próprio Deus implantaria a Sua Lei. Isto significa uma transformação. E sua palavra era inclusiva a todas as gentes, a todos os povos, a todas as pessoas, independentemente de serem ou não judias. Foi de Cristo a seguinte expressão: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16:15).

 

Assim, o evangelho, cujo significado é BOA-NOVA, boa notícia, traz a maravilhosa promessa de que a salvação foi conseguida por Jesus para todas as raças, tribos, povos e nações, bastando ao homem crer no Senhor Jesus Cristo, submetendo-se a Ele de todo o coração. Jesus Cristo salva a todos os que nele creem. Aleluia! Que Deus nos abençoe. Amém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...