quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1445 - SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS - 08 - 7o. MANDAMENTO - NÃO ADULTERARÁS

 OS DEZ MANDAMENTOS

7o. MANDAMENTO:
NÃO ADULTERARÁS
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série OS DEZ MANDAMENTOS. Hoje focalizaremos a nossa atenção no 7º. Mandamento, escrito pelo dedo de Deus nas tábuas de pedra, concedidas a Moisés, no Monte Sinai. Assim lemos em Êxodo 20.14:
 
“NÃO ADULTERARÁS”.
 
A promiscuidade sexual começa na adolescência e  juventude. Os lares, que deveriam ser cristãos, locais de santidade e de bons ensinamentos morais, tornaram-se permissivos. Hoje temos casais formados por divorciados, por pessoas que vieram de casamentos destruídos, múltiplos relacionamentos, e que trouxeram aos filhos que nasceram uma situação absolutamente antagônica ao desejo divino: um lar formado por um pai e uma mãe. Filhos hoje têm duas ou três casas, dois ou três pais e outras tantas mães. Hoje temos a situação de relacionamentos homossexuais que adotam crianças. O mundo vive uma hecatombe moral sem precedentes.
 
Assim está escrito: Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. (2Tm 2:22). Crianças e jovens são iniciados numa vida de promiscuidade desde cedo. No campo eles aprendem de forma errada com amigos e se descobrem na promiscuidade. Os namoros deixaram de ser um cortejo romântico e tornaram-se fornicação pura. Jovens agridem outros com seus atos libidinosos e, sem saber, constroem uma memória de pecados que permanecerá pelo resto da vida.
 
Davi ora assim: Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor. (Sl 25:7). Ele poderia viver sem as consequências de seus atos horrendos, como o que praticou com Betsabá, o assassinato do marido dela e, posteriormente, o abandono de suas concumbinas a uma vida de solidão até a morte. Não, este jamais foi o ideal de Deus.
 
Os judeus disseram a Jesus que Moisés havia permitido o divórcio. Então o Senhor disse: “Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua mulher, e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (Marcos 10.5-9). Estas palavras do Senhor são as do próprio criador. Aqui entendemos o seguinte:

1) O DIVÓRCIO NÃO É PLANO DE DEUS – Deus jamais objetivou que um casamento terminasse senão com o falecimento de um dos cônjuges, único motivo para um novo casamento;

2) DEUS CRIOU TÃO SOMENTE HOMEM E MULHER – Não existe um terceiro sexo ou uma transmutação entre estes gêneros;

3) DEUS ORDENOU A UNIÃO PARA UMA NOVA FAMÍLIA – Ambos, homem e mulher, deveriam cortar o fio umbilical de seu lar original e formar um novo.

4) A UNIÃO ENTRE HOMEM E MULHER É MAIS QUE FÍSICA – Segundo o Senhor, tornam-se ambos uma só carne, uma nova mente que aglutina os dois, um CASAL.

5) O QUE DEUS AJUNTOU NÃO DEVE SER SEPARADO PELO HOMEM – Ou seja, o homem não deve decretar o fim de uma união, seja por meio de um juiz de justiça ou de quem quer que seja. Apenas a morte pode separá-los. Em casos de adultério de um dos cônjuges, o que há é a POSSIBILIDADE de um DIVÓRCIO, mas não existe nenhum texto bíblico que possa de forma expressa PERMITIR UM NOVO CASAMENTO. Hoje a maioria das igrejas cristãs convive com essa situação, tem no rol de membros pessoas nessas condições. Mas aqui estamos dizendo o que a Bíblia ensina.
 
Paulo afirma:  Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. (Hb 13:4). Um leito sem mácula é um casamento sem traição. Muitos estão traindo os cônjuges virtualmente, mantendo conversações íntimas com pessoas inconvenientes. Outros mantém nas mentes amores platônicos com colegas de trabalho ou de escola. Ainda outros enganam de forma imunda os seus companheiros, mantendo vida dupla, aceitando a traição como algo natural. Houve tempos no Brasil em que era tolerável que o homem tivesse um caso extra-conjugal. Hoje esses casos são de ambos os sexos e, quando não dão em divórcio, fazem com que o casal viva uma farsa, apenas para que sejam considerados uma família.
 
Deus abomina o adultério. Deus ama a lealdade, a pureza, o compromisso sério e respeitoso. A pureza de um amor conjugal é um bálsamo neste mundo tenebroso onde a promiscuidade campeia e impera. Uma igreja que mantém em alta a dignidade do matrimônio e a condenação dos pecados morais, apresentando o que Deus ensina sobre o assunto faz muito bem.
 
Assim diz o Apocalipse: Ficarão de fora da Nova Jerusalém os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. (Ap 22:15). Se o ouvinte é alguém que tem pecado, arrependa-se. Há perdão no Senhor. Caso contrário, mantenha-se íntegro, jamais permitindo que o adultério passe pela sua mente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1479 - SÊ FIEL ATÉ...

  SÊ FIEL ATÉ ...   1479   O texto bíblico diz o seguinte: "Sê fiel até a morte, eu te darei a coroa da vida". Isto está em ...