quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1463 - SÉRIE HÁ BÁLSAMO EM GILEADE - 13 - O REMÉDIO DIVINO PARA TODAS AS NECESSIDADES HUMANAS

 HÁ BÁLSAMO EM GILEADE!

13 - O REMÉDIO DIVINO
PARA TODAS AS NECESSIDADES
HUMANAS
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série HÁ BÁLSAMO EM GILEADE! – O REMÉDIO DIVINO PARA TODAS AS NECESSIDADES HUMANAS
 
Este é o décimo terceiro estudo.
 
Há necessidades que não foram abordadas nominalmente pela exiguidade do espaço e a quantidade mínima de estudos. Porém quero citar 5 necessidades e do bálsamo divino para cada uma delas.
 
1) BÁLSAMO DIVINO PARA A FALTA DE FILHOS – Muitos homens e mulheres, quando atingem certa idade, lamentam o fato de não terem filhos para o entardecer de suas vidas. Casais que priorizaram a carreira e que não quiseram a responsabilidade paternal podem vir a lamentar-se no futuro. Outros foram privados da maternidade em virtude da esterilidade natural ou adquirida. A estes, que sofrem a falta de filhos eu digo: HÁ BÁLSAMO PARA QUEM NÃO TEVE O PRIVÉGIO DA PATERNIDADE. Deus pode nos confortar com filhos adotivos, ou com a celebração da vitalidade de sobrinhos ou parentes, ou ainda com os cuidados pelos filhos de outras pessoas. Há dias atrás a mídia mostrou uma cuidadora, chamada por um menino de dez anos, que pediu aos pais o maior presente de sua vida: estar um pouco mais com aquela que dele cuidou quando era criança. Para esta cuidadora o menino é mais especial do que um filho. Deus tem um bálsamo consolador para quem não tem filhos!
 
2) BÁLSAMO DIVINO PARA OS QUE SENTEM MEDO – Os medos têm várias causas, mas só um antídoto: a confiança no Senhor Jesus e em Sua doce e protetora companhia. Eu me lembro logo após a minha conversão, que fiquei sozinho na casa da roça, sem luz elétrica e nem alguém num raio de um quilômetro. A noite chegou e os ruídos da floresta também. Quando o medo veio sobre mim eu gritei bem alto: “Posso todas as coisas em Cristo, que me fortalece”. E cantei o hino SOSSEGAI. Nunca mais tive medo de estar sozinho ou medo do escuro. CRISTO É O BÁLSAMO DIVINO PARA OS NOSSOS MEDOS.
 
3) BÁLSAMO DIVINO PARA OS ANSIOSOS – Há muitos que me ouvem neste momento, que convivem com alguém na UTI de um hospital, que aguardam um chamado para o trabalho ou o resultado de um exame. Para todos os ansiosos aqui vai o bálsamo divino para dissolver a ansiedade: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. (Fp 4:6). Se orarmos com fé Deus tranquilizará o nosso coração.

4) BÁLSAMO DIVINO PARA OS DESESPERANÇADOS – Talvez um diagnóstico médico diga que nós ou alguém a quem amamos irá morrer em breve. Talvez estejamos de aviso prévio na empresa, prestes a sermos demitidos. Talvez a idade não nos permita mais que sonhemos. Talvez os ferimentos em nossas emoções nos impeçam de abrirmos o coração e amarmos novamente. Para todos estes que não têm mais esperança aqui vai o bálsamo divino: Abraão, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. (Rm 4:18). Nada é impossível para Deus. Se for da vontade dEle nós poderemos realizar o sonho acalentado! Eu sou prova disto: casei-me aos 45 anos e fui pai aos 50!

5) BÁLSAMO DIVINO PARA OS DEPRIMIDOS – Muitos enfrentam terríveis depressões emocionais e físicas. Cresceram com traumas imensos ou os adquiriram por alguma tragédia na vida. Muitos convivem com fantasmas em suas lembranças e não conseguem um dia de paz sequer. A estes vai o bálsamo divino que pode aliviar e, quiçá curar de vez os seus traumas: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (Jo 14:27); Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. (Jo 19:25). A paz de Cristo sobrepõe-se à guerra de minhas memórias, e a ressurreição do Senhor dá-me nova chance de construir nova vida e acumular novas memórias. Tudo se faz novo quando aceitamos o bálsamo divino para as nossas depressões.

6) BÁLSAMO DIVINO PARA A AMARGURA – Carregamos dentro da mente o ressentimento pelas coisas que nos fizeram. Geralmente revivemos esses momentos, sentindo ódio, amargura, sede de vingança e uma profunda sensação de impotência. Isto acontece por causa de duas coisas: 1) Queremos punir o opressor e, como não o fazemos de fato, punimo-nos dia após dia, agredindo-nos. Só nós sofremos; 2) Não perdoamos de fato, o que é básico e indispensável para alguém que se diz cristão. Na oração do Pai Nosso dizemos “Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. A maneira certa de fazê-lo é dizer: “Deus, alguém me fez isso e eu não esqueci. Quero conscientemente perdoá-lo. E toda vez que eu me lembrar do que ele me fez, também quero lembrar-me que já o perdoei, assim como o Senhor, em Cristo também me perdoou.” Este é o bálsamo para toda amargura.

Que Deus a todos nós abençoe e que O BÁLSAMO DE GILEADE esteja presente em nossos corações. Amém!
 
Até uma próxima série, se Deus nos permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...