terça-feira, 8 de agosto de 2023

memórias literárias - 1396 - LEMBRANÇA PARA PAPAI

 Oh, pai, o que lhe darei por lembrança?

Par de meias, carteira ou festança?

Como é difícil escolher um presente

Alguma coisa que lhe deixe contente!


O senhor sempre foi tão ocupado,

Era difícil ter um tempo só nosso!

Como eu sonhei estar ao seu lado,

Posso ficar, papai? Eu sei; não posso...


E o tempo passou tão depressa!

Eu cresci e também me casei.

A idade tirou sua pressa

E meu tempo também ocupei.


"Está em casa, meu filho? Posso ir?"

E eu lhe digo que agora não dá. 

Tenho trabalho, crianças, vou sair,

Nosso encontro pra amanhã vai ficar...


Como a vida se repete na história,

Os papéis se invertem também 

O seu tempo eu queria na hora

O meu tempo de hoje, não tem...


Ah, meu pai querido e distante,

Os desencontros da vida são fatais!

Pais e filhos em colisão constante,

Não têm tempo, nem filhos nem pais!


Ah, meu pai, hoje farei diferente

Sem embrulho ou pacote que seja

E eu quero que o senhor aceite

Mesmo que tarde lhe seja.


Quero ficar no seu colo,

Por a cabeça em seu ombro

Vou fazer-lhe um solo

Ainda que caia em pranto:


"Se eu lhe entendesse naqueles dias,

Em que demandava a sua presença 

Teria esperado as noites frias

Não teria chorado a sua ausência 


"Cada compromisso e ocupação 

Enquanto me criava em sua casa

Foi sua maneira de comunicação 

Onde provava que de mim cuidava


Hoje sou pai e lhe entendo,

Meu pai querido do coração 

E minha homenagem eu rendo

Com profunda consideração. 


Estar com o senhor, bem pertinho

Ouvindo o bater de seu coração 

É a canção de maior carinho

Que escuto com grande emoção 


Em seu colo, incapaz de me conter 

Porque cresci e adulto me tornei

Desejo que se alegre e venha a saber

Que deixar de amar-lhe jamais deixei


Mesmo tarde, papai, agora me dê tempo

De ficar consigo como um filho amado

E este momento eterno ficará sendo

Enfim, o encontro do filho e pai realizado!


Amo o senhor, meu pai!


Wagner Antonio de Araújo 

4 de agosto de 2022


Aos filhos cujos pais vivem,

Para que desfrutem de um

Momento precioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...