quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1451 - SÉRIE HÁ BÁLSAMO EM GILEADE - 01 - INTRODUÇÃO

 HÁ BÁLSAMO EM GILEADE!

01 - INTRODUÇÃO
 
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Quero saudar a todos com a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo. Ele é o nosso Salvador. A nossa missão é proclamar o Seu amor, a Sua Palavra e o Seu plano de salvação para todo aquele que nEle crê.
 
Estaremos juntos novamente em mais uma série de estudos bíblicos. Vou citar o versículo que nos servirá de tema para a nossa viagem. Encontra-se no livro do Profeta Jeremias, em seu capítulo 8 e no versículo 22. Assim diz a Palavra do Senhor: “PORVENTURA NÃO HÁ BÁLSAMO EM GILEADE? OU NÃO HÁ LÁ MÉDICO? POR QUE, POIS, NÃO SE REALIZOU A CURA DA FILHA DO MEU POVO?”
 
Para entendermos o motivo pelo qual Deus fez esta pergunta, reportemo-nos ao livro de onde extraímos este verso e descubramos quem foi o seu autor, qual foi a época em que isto foi escrito e com qual propósito esta questão foi colocada.
 
A Bíblia é a Palavra de Deus, a coleção de 66 livros inspirados pelo Espírito Santo, 39 livros no Velho Testamento e 27 livros no Novo testamento. Nela encontramos a base e a fonte de nossa fé. Ela foi escrita num espaço de 1400 anos e teve cerca de 40 autores humanos, que viveram em épocas e culturas diferentes. Todos eles adoravam a um único Deus, que se revelou ao povo hebreu como EU SOU, cujo nome é JEOVÁ, JAVÉ, IEHOWAH ou alguma outra pronúncia, pois os hebreus não registravam as vogais, apenas as consoantes. JEOVÁ é a forma sonora mais clássica da pronúncia do nome de Deus.
 
O livro do Profeta Jeremias está no Velho Testamento e faz parte do chamado grupo dos Profetas Maiores, composto por Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Jeremias, cujo nome em hebraico significa AQUELE QUE JEOVÁ ESTABELECE, teve o seu ministério por um período de 40 anos. Israel tornara-se um reino dividido. Havia o chamado REINO DO NORTE, cuja capital era Samaria, e o REINO DO SUL, denominado JUDÁ, cuja capital era Jerusalém. Quando Jeremias foi chamado por Deus o REINO DO NORTE, ISRAEL, havia sido destruído pelos assírios há 100 anos. O seu chamado aconteceu entre a adolescência e a juventude, idade que não era comum entre os profetas, razão pela qual considerava-se ainda “uma criança”, conforme Jeremias 1.6. O seu ministério foi de 626 a.C., no 13º. ano do Rei JOSIAS em Jerusalém, até 587 a.C., quando NABUCODONOZOR, rei de BABILÔNIA, invade Jerusalém no período do Rei ZEDEQUIAS. Durante todo esse tempo Jeremias profetizou ao povo, implorando para que se arrependessem de seus múltiplos pecados. O povo de Judá, que conhecia a Palavra de Deus, deixara-se envolver pelo SINCRETISMO RELIGIOSO, isto é, tanto adoravam superficialmente a Deus, como adoravam aos deuses dos países vizinhos. Deus não aceita esse tipo de culto, essa mistura de fé. Isto é muito semelhante ao que muitos cristãos atuais fazem. Mas em Judá a situação era muito pior. Eles chagavam ao ponto de oferecer os seus filhos como sacrifício nos altares dos seus falsos deuses. Eles montavam prostíbulos embaixo das árvores nos altos dos montes, transformando a promiscuidade sexual em culto religioso, aos deuses de pau, de pedra, de barro, bronze, ferro e ouro, a quem não deveriam adorar e nem mencionar os nomes. Por esta razão Deus os puniu terrivelmente, trazendo Nabucodonozor contra Jerusalém, matando jovens e idosos, crianças e mulheres, espalhando a fome completa e levando cativos inúmeros judeus. Jeremias, que assistiu a tudo isso compôs um lamento sobre esta invasão, denominado LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS, que está também no Velho Testamento.
 
O nosso versículo diz: “PORVENTURA NÃO HÁ BÁLSAMO EM GILEADE?” Gileade era a região do REINO DO NORTE, que caíra há 100 anos pelas mãos dos assírios. Ali se produzia um BÁLSAMO que era exportado para o Egito e para Tiro, com propriedades cosméticas e medicinais muito celebradas. Ninguém sabe que resina ou líquido seria esse. Há monges em Jericó que extraem naquela região a substância de uma fruta, ZAQQÜR. Ainda outros dizem ser MASTICH, um produto da pistácia. Não importa. Aqui a pergunta soaria assim: “O BÁLSAMO DE GILEADE NÃO PÔDE CURAR A IDOLATRIA DE ISRAEL CONTRA O CASTIGO DE DEUS? E VOCÊS ACHAM QUE PODERÃO ESCAPAR TAMBÉM?” Porém, em outra abordagem o texto poderia dizer o seguinte: “NÃO HAVIA SOCORRO EM MIM PARA GILEADE QUANDO ESTAVAM EM APUROS? POR QUE NÃO USARAM O REMÉDIO QUE EU RECOMENDEI?” Ambos os países poderiam existir até o dia de hoje, não fosse a idolatria com a qual se misturaram. As consequências foram desastrosas: ISRAEL sucumbiu pelo império assírio e JUDÁ acabou-se pelo império babilônico. Não confiaram só no Senhor!

HÁ BÁLSAMO EM GILEADE ainda! Há remédio em Deus para as dificuldades humanas! Há solução no Senhor para os problemas que enfrentamos! Deus não mudou! Se nós seguirmos as recomendações divinas para curar as feridas de nossa alma, de nosso coração, de nossa família, de nossos negócios, de nossos corpos, teremos sucesso e saúde, alegria e bem-estar. Esta série se denomina HÁ BÁLSAMO EM GILEADE! – O REMÉDIO DIVINO PARA AS CRISES HUMANAS. Que Deus nos edifique com a Sua Palavra. Até o próximo encontro, se o Senhor nos permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...