quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1472 - ANO NOVO 2021 - 03 - HOMENS PARA UM ANO NOVO

 03 - ANO NOVO 2021 - 03 - HOMENS PARA UM ANO NOVO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Feliz Ano Novo, prezado ouvinte!
 
Os tempos são ruins e o mundo está em crise. Há muitos desempregados, muitos doentes, muitos sem recursos disponíveis e haverá a necessidade de muita sabedoria, de muito trabalho, de muita dedicação. O mundo precisa de homens de valor, homens como José, o pai adotivo de Jesus. Vejamos algumas características desse homem de valor:
 
1) HOMEM TRABALHADOR – Em todos os registros sobre ele encontramos a sua profissão como identificação: Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? (Mt 13:55). José era um honrado trabalhador.
 
2) UM HOMEM DE FAMÍLIA – José, em cumprimento das leis mosaicas e da lei de seu povo, casou-se com Maria, a sua prometida. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. (Mt 1:18). O casamento era realizado em duas etapas. Na primeira a mulher já era identificada como esposa, mas não convivia. Já a segunda etapa era o dia em que iriam residir juntos. José cumpriu tudo que deveria.
 
3) UM CUMPRIDOR DA LEI
– Quando foi decretado que todos fossem se recensear nas cidades de origem, José não titubeou. Tomou a sua esposa e foi para Belém. Ali nasceu seu filho, o prometido de Deus. Ele foi a Belém “a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.” (Lc 2:5)
 
4) UM HOMEM SENSÍVEL A DEUS – Quando titubeou em receber a Maria por ela estar grávida, ouviu um anjo a falar-lhe num sonho e atendeu. Depois, em Belém, ouviu o anjo a orientar-lhe para que fugisse. Ele atendeu. E depois ouviu-o novamente, dizendo para voltar do Egito. Ele obedeceu.

Quantas virtudes neste homem honrado e maravilhoso! Ele inspira os homens que me ouvem hoje. Eu e você somos convocados por Deus para sermos como José: homens trabalhadores, homens de família, homens cumpridores dos compromissos cívicos, homens sensíveis à voz de Deus. Jesus Cristo também foi carpinteiro, porque seu pai o ensinara. Como é bom ter o que ensinar aos nossos filhos!
 
Eu desejo a todos os homens que ouvem este programa que tenham um feliz ano novo e que se inspirem no exemplo de José, um homem especial para tempos especiais. Amém!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...