terça-feira, 8 de agosto de 2023

memórias literárias - 1372 - SÉRIE AS ARMAS DA BATALHA ESPIRITUAL - 06 A ARMA DE DEFESA: A FÉ

 06 – A ARMA DE

DEFESA: A FÉ

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Esta é a série AS ARMAS DA BATALHA ESPIRITUAL e o nosso propósito e o de esclarecer ao povo de Deus quanto ao uso das armas adequadas no combate contra o mal.
 
Hoje em dia as armas são muito potentes e tecnológicas, nas execuções das guerras. Há drones, há radares, há mísseis, há sondas, há de tudo. Algumas armas são de ataque, para destruir o inimigo. Mas outras visam proteger ao exército e ao povo que está sendo devastado e atacado.
 
No texto da ARMADURA DE DEUS, em Efésios 6.17, lemos: Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.(Ef 6:16-17).
 
Paulo fala que há um escudo, que era o elemento de defesa dos soldados, visando proteger os órgãos mais sensíveis do corpo humano, que pode ser empunhado pelos cristãos em sua batalha espiritual, que não acontece entre a carne e o sangue, entre homens, reinos, partidos, famílias, igrejas ou pessoas. Esta guerra espiritual, que acontece nas regiões celestiais, que ocorre numa dimensão em que não somos capazes de enxergar, pode e deve ser enfrentada com a arma de ataque, que é a Bíblia, a Palavra de Deus, mas também com um elemento eficaz de defesa, que é a FÉ. E o que é fé?
 
FÉ vem do latim FIDELITAS, ADESÃO, que originou FIDELIS, fiel, e fé, que significa crença ou confiança. Sabedores da etimologia da palavra, devemos compreender o seu significado bíblico. Assim lemos: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11:1). A fé, segundo a Bíblia, é o fundamento onde se assenta a esperança das coisas prometidas por Deus, e também a prova daquelas que não somos capazes de enxergar. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hb 11:6)
 
A fé é um dom de Deus. Foi pela graça que a recebemos em nosso coração, gerada pelo Espírito Santo em nós. Sabemos que a fé não é de todos e que, se a temos, somos privilegiados, eleitos e escolhidos pelo Criador, que partilhou com a nossa alma a confiança em Sua existência e os sintomas de sua presença. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Ef 2:8). A confiança em Deus é a arma que nos protege dos ataques de Satanás. O inimigo de nossas almas não nos ataca nas coisas em que somos relativamente fortes e bem treinados. Há quem não ligue para tóxicos, bebidas alcoólicas ou outras coisas que estragam a saúde. Então Satanás, em sua economia, não os tenta nestas áreas. Há quem seja muito sensível na dúvida, no questionamento, quase sempre perdendo a esperança e a segurança de suas convicções. Isto faz parte da armadilha do inimigo. E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne. (Jd 1:23).
 
Imaginemos os ataques do inimigo e cultivemos a fé no poder de Deus:
 
Satanás nos ataca nas tentações morais. Então, pela fé no Senhor, nos guarnecemos de Seu poder e rejeitamos todos os convites da carne para o prazer momentâneo e imoral. Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. (1Co 6:18)
 
Satanás nos ataca com o medo, com o pavor, com o desespero. Devemos nos proteger com as promessas bíblicas: Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; (1Pe 3:14)
 
Satanás nos tenta com a indolência, com a preguiça, com a falta de interesse nas coisas do Senhor. Então, pela fé, tomamos posse da promessa bíblica: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor (1Co 15:58)
 
Satanás nos tenta com a ganância, com a riqueza, com o desejo e o propósito de riquezas a todo custo, mesmo que para tanto tenhamos que abandoná-Lo. Então, pela fé, nos lembramos do que Deus falou: Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. (1Tm 6:9).
 
Satanás nos tenta com o desengano, fazendo-nos acreditar que Deus nos esqueceu. Mas, pela fé, nos recuperamos no Senhor, que diz: Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. (Jr 33:3); E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jr 29:13).
 
Pela fé suplicaremos a Deus que nos aumente a fé. Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. (Lc 17:5). Deus atenderá. Que Ele nos capacite a usar a FÉ como arma defensiva na batalha cristã. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1487 - EU ERA ...

  EU ERA ... 1487   "Eu era uma igreja. Hoje sou um centro muçulmano de revolução islâmica."   "Eu também era uma igre...