quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1449 - SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS - 12 - QUESTÕES 1

 OS DEZ MANDAMENTOS -

QUESTÕES - 1
 
 
Olá. Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série OS DEZ MANDAMENTOS e já tivemos a oportunidade de apresentar detalhadamente cada uma das ordenanças do Senhor.
 
Depois de expor cada um dos DEZ MANDAMENTOS da forma com que foram escritos e promulgados pelo Senhor, certamente algumas questões precisam ser respondidas. Assim, antecipando os questionamentos vamos proceder a exposição através de perguntas e respostas.
 
1) A PRÁTICA DOS DEZ MANDAMENTOS PODE SALVAR UMA PESSOA?

Resposta: Não.
 
Assim está escrito: Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gl 2:16). Também lemos: Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. (Gl 3:10). Querer alcançar a salvação pela prática da Lei é buscar a salvação pelas obras, e isto não é possível. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Ef 2:8).
 
2) OS DEZ MANDAMENTOS AINDA VALEM PARA HOJE?

Resposta: Eles valem como fundamentos do conhecimento de Deus, não como pacto entre Deus e os homens. Ele fez parte da chamada VELHA ALIANÇA entre Deus e Israel. Essa aliança foi condicionada à obediência dos judeus aos mandamentos. Eles não obedeceram. Então Deus prometeu-lhes uma nova aliança: Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (Jr 31:33). Ou seja, Deus tiraria a LEI das tábuas de pedra, colocando-as no coração do seu povo, prevendo o que Jesus Cristo afirmou quanto aos que O amavam: Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de águas vivas correrão do seu ventre. (Jo 7:38). Quem recebe a Cristo também recebe no coração um espírito capaz de cumprir a LEI de Deus. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. (1Jo 2:27)
 
3) SE OS DEZ MANDAMENTOS NÃO SALVAM, QUAL A SUA RELEVÂNCIA PARA A IGREJA DE CRISTO?

Resposta: Uma grande relevância, pois através deles nós conhecemos o caráter de Deus, a Sua vontade, o seu querer. Quando Jesus Cristo pregou o chamado SERMÃO DA MONTANHA citou alguns destes mandamentos, criticou a velha interpretação que os rabinos lhes deram e mostrou como obedecê-los da maneira com que o Pai Se agradasse. Assim, os DEZ MANDAMENTOS, como LEI MORAL, não foram apenas acatados, mas ampliados e aplicados à vida dos cristãos. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (Mt 5:20)

4) A LEI DE DEUS SE RESUME AOS DEZ MANDAMENTOS?
Resposta: Não. As DEZ PALAVRAS ou DEZ MANDAMENTOS foram a parte fundamental e essencial. Mas a LEI DE DEUS, transmitida por Moisés, constituía-se de 603 MANDAMENTOS para o país que se estabelecia. Esta lei foi cravada na cruz do Calvário, encerrando a chamada VELHA ALIANÇA, referendada pela aspersão do sangue de carneiros sobre o povo, dando lugar à NOVA ALIANÇA no sangue de Jesus Cristo, que é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Sobre o velho pacto, assim lemos: Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar (Hb 8:13). Sobre o fim de mandamentos no sentido de guardá-los como regras, encontramos o seguinte: Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. (Rm 3:20). Agora, em Cristo, Deus colocou a Sua Lei em nossos corações, pela qual podemos andar em novidade de vida, com uma inclinação inata para fazer a vontade de Deus. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. (Rm 8:6). Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. (Rm 8:14).

5) QUAIS OS MANDAMENTOS DA LEI QUE FORAM MANTIDOS PARA OS CRISTÃOS?
Resposta: Quanto aos mandamentos morais, encontrados nos dez mandamentos, todos. Não há obrigatoriedade de outras coisas, pelo que estes são os nossos mandamentos.
 
No próximo e último estudo continuaremos a levantar questões relevantes, buscando respondê-las biblicamente. Até lá, se Deus permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1479 - SÊ FIEL ATÉ...

  SÊ FIEL ATÉ ...   1479   O texto bíblico diz o seguinte: "Sê fiel até a morte, eu te darei a coroa da vida". Isto está em ...