quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1430 - SÉRIE BOAS-NOVAS DE JESUS CRISTO - 29 - A LOUCURA E O ESCÂNDALO DA CRUZ

 29 – A LOUCURA E O ESCÂNDALO DA CRUZ

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série BOAS-NOVAS DE JESUS CRISTO.

 

Quando o evangelho foi semeado no coração dos homens, encontrou uma população avessa à sua mensagem. Assim lemos na Palavra de Deus: Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. (1Co 1:23)

 

Quando os primeiros evangelistas anunciavam o evangelho aos judeus, estes se escandalizavam com a mensagem, pois não podiam admitir que o Messias tivesse sido esse crucificado chamado Jesus. Assim está escrito no Velho Testamento: O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança (Dt 21:23)

 

Quando eles pregavam aos gregos, que amavam a filosofia e as novidades, que exploravam todas as virtudes do corpo físico e o viver bem, consideravam uma absoluta loucura crer que Jesus fosse o ideal e o próprio Filho de Deus, que tivesse ressuscitado dentre os mortos. Eles não concebiam uma ressurreição. Para eles a morte física seria insuperável. Quando Paulo pregou a eles sobre ressurreição, alvoroçaram-se no discurso. E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez. (At 17:32)

 

A verdade é que o sacrifício de Jesus Cristo na cruz é um escândalo para o judeu. Ele não admite que isto possa ter acontecido e que tenha sido o preço para a salvação. E o grego não admite que a vida de Cristo tenha ressurgido após a cruz, pois para ele a vida termina com o expirar. Mas Paulo, inspirado por Deus, diz que, para nós, que somos salvos, a cruz não é nem escândalo e nem loucura. Não é escândalo porque demonstra o grau de abnegação, de entrega e do amor de Deus pela humanidade, entregando o próprio Filho para ser feito maldição em nosso lugar. E não é loucura porque o Filho de Deus é Senhor da vida e pôde recuperá-la após a sua morte. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; (Jo 5:26)

 

Bendito seja Deus, que nos deu o esclarecimento necessário para que não considerássemos a história da cruz nem escândalo e nem loucura. Pelo contrário, a cruz é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. “Sim eu amo a mensagem da cruz! Té morrer eu a vou proclamar! Levarei eu também minha cruz, té por uma coroa trocar”. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...