quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1403 - SÉRIE BOAS-NOVAS DE JESUS CRISTO - 01 - SALVAÇÃO AOS GENTIOS

 01 – SALVAÇÃO AOS GENTIOS

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série BOAS NOVAS DE JESUS CRISTO.

 

Eu gostaria de citar o texto bíblico do livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 28, versículo 28. Assim diz a Palavra de Deus: “Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão.”

 

Este foi o encerramento de um discurso feito pelo Apóstolo Paulo aos judeus que foram vê-lo em sua prisão domiciliar romana. Paulo fora preso em Jerusalém e invocara o seu direito de um julgamento romano. Apelara para César. Após uma viagem cheia de grandes experiências, perigos e manifestações divinas ele foi posto em prisão domiciliar por dois anos. Ali, como sempre fazia, procurou os judeus, seus irmãos de raça, para partilhar as boas-novas de salvação em IESHUA RAMASHIAH, ou IESUS CHRISTUS, a primeira expressão em hebraico e a segunda em grego. Ele expôs as Escrituras Sagradas, relacionou-as com a vida de Jesus Cristo e demonstrou que Ele era o escolhido, o Profeta, o Messias prometido. Os judeus, infelizmente, desconhecedores dos acontecimentos palestinos, mas absolutamente incrédulos quanto à encarnação do Messias, rejeitaram a mensagem. Então o Apóstolo Paulo afirmou que Deus enviaria esta salvação aos gentios.

 

Quem eram os gentios? Em hebraico eram os GOY, as gentes, os povos não judeus. Eram desconsiderados pelo judaísmo, eram rejeitados como pessoas a quem Deus não escolhera. Não eram dignos de consideração e amor. Os judeus, subjugados pelos romanos, toleravam-nos para poderem sobreviver no meio deles. Usavam-nos para venderem os seus produtos e prosperar. Mas jamais poderiam aceitar a verdade de que o seu Messias, o escolhido de Israel, pudesse acolher em Seu império e em sua influência os gentios. Isso era inaceitável.

 

Mas as Escrituras Sagradas, mormente o Velho Testamento, prometia exatamente isto: que o Messias, o Enviado, o Siló, o Filho do Eterno, traria salvação a todos os povos. Vejamos: no livro do profeta Isaías lemos: Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. (Is 42:6). O profeta Sofonias afirma também: O Senhor será terrível para eles, porque emagrecerá todos os deuses da terra; e todos virão adorá-lo, cada um desde o seu lugar, de todas as ilhas dos gentios. (Sf 2:11).

 

O Apóstolo Paulo declara àqueles judeus em Roma: toda pessoa, judia ou não, que receber as boas-novas de Jesus Cristo, terá a vida eterna, a bênção divina, a salvação de sua alma. Bendito seja o Senhor!

 

 Que Ele nos abençoe. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...