terça-feira, 8 de agosto de 2023

memórias literárias - 1377 - SÉRIE AS ARMAS DA BATALHA ESPIRITUAL - 11 - A ARMA DA PACIÊNCIA

 11 – A ARMA

DA PACIÊNCIA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Esta é a série AS ARMAS DA BATALHA ESPIRITUAL e o nosso propósito é o de esclarecer ao povo de Deus quanto ao uso das armas adequadas no combate contra o mal.
 
Somos a geração do imediatismo. Nós queremos e precisamos de tudo para hoje. Não temos paciência de esperar pelo tempo certo das coisas. Estou residindo no interior do estado de São Paulo, servindo ao Senhor num pastorado local. Aqui, na chácara onde moro, plantei várias árvores frutíferas. Elas foram adquiridas de produtores que praticam a enxertia, o que reduz bastante o tempo de espera de produtividade. Contudo, as plantas são pequenas. Os produtores dizem que em um ou dois anos terei a primeira produção. Eu olho para aquelas plantas, galhos com poucas folhas, e fico imaginando a árvore crescida, cheia de folhas, flores e frutos. Até sinto o cheiro da flor de laranjeira na minha imaginação! Contudo, se quiser colher destas árvores terei que cuidar, regar, adubar e, principalmente esperar.
 
A batalha da vida cristã não é uma luta que se vence num único ato. Satanás, o nosso adversário, sabe que não temos paciência. Ele provoca situações em nosso quotidiano e em nossa história que tiram de nós a paciência e nos fazem blasfemar, reclamar, lamuriar, maldizer a própria existência. Quando entramos nesse processo ele vence. Se saímos em tempo, arrependidos pela falta de paciência e ingratidão, buscando a vontade de Deus em primeiro lugar, Satanás perde.
 
Assim lemos na palavra de Deus: Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. (Sl 40:1). Se o autor deste salmo esperou com paciência, então pode ter esperado um tempo relativamente longo. Nem sempre Deus nos atende de imediato, na medida de nossa afobação. Ele sabe a hora certa de vir com o socorro necessário.
 
Outro texto maravilhoso é o do autor de Hebreus, inspirado pelo Espírito Santo: E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. (Hb 6:15). Ao falar sobre Abraão, o autor diz que ele esperou com paciência o tempo de Deus. Certamente a sua esposa não teve o mesmo procedimento, pois quis ajudar a Deus no cumprimento da promessa, provendo outra mulher para que através dela tivesse um filho. Nós sabemos que o nascimento de Ismael foi uma impaciência de quem não soube esperar no Senhor. Mas Abraão esperou em Deus e, em avançada idade, ele e sua esposa foram pais de Isaque, o filho da promessa. Aleluia! Isto nos ensina muito! Ainda que tudo nos mostre e nos prove serem impossíveis as soluções para as nossas necessidades, se confiarmos plenamente no Senhor, e se soubermos aguardar o tempo dEle, obteremos resposta para as nossas petições.
 
Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, (Hb 12:1). Este texto, que descreve em detalhes a vida de vários dos heróis da fé contidos na Bíblia, comprova que a paciência fez parte de suas vidas. Inspirados nestas biografias e no futuro brilhante que tais pessoas tiveram em suas vidas e no porvir, no Céu, onde estão, nós também temos que adquirir a paciência em nossa vida cristã, que não é uma simples caminhada, mas uma longa carreira, e devemos nos desembaraçar de tudo o que possa impedir o progresso de nossa viagem. Há dias em que podemos caminhar longas distâncias. Outros, porém, andamos menos. Em alguns momentos o céu está claro e a temperatura ideal; noutros, enfrentamos o frio, a borrasca e até neve. Não importa; a viagem não é julgada por um momento, por um dia, mas por toda a vida, por toda a carreira, por toda a biografia.
 
Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. (Tg 5:7). Diz-nos Tiago, o meio-irmão de Jesus Cristo, que o Senhor Jesus vai voltar. Quando Ele voltar será uma festa descomunal. Será a grande vitória dos filhos de Deus. Porém, até que este dia chegue, devemos correr com paciência a nossa labuta cristã, enfrentando as provações, as enfermidades, as perseguições, a solidão, os desafios, as necessidades. Deus jamais nos abandonará ao longo do percurso. Porém, o nosso propósito é o de aguardar a volta do Senhor. E ele compara essa espera ao que eu citei sobre a minha chácara de frutíferas: o lavrador espera com paciência o precioso fruto da terra. A paciência deve ser aprendida com constância, com determinação, com oração. Nem sempre as coisas acontecem em nosso relógio cronológico, cujo termo grego é KRONÓS, mas no relógio de Deus, onde um dia é como mil anos e mil anos como um dia, cujo termo é KAIRÓS. Precisamos aprender a regular a nossa vida pelo KAIRÓS e não meramente pelo KRONÓS. O tempo de Deus é sempre o melhor, o mais apropriado, o mais perfeito, o mais completo.
 
Satanás deseja que nós tenhamos uma vida cheia de ansiedades, de medo, de antecipação infinita de acontecimentos que virão. Deus, contudo, deseja que descansemos em Seu poder e que aguardemos nEle pela solução dos problemas e pela realização de nossas vitórias. Que aprendamos a ter paciência e que o Senhor nos abençoe. Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...