terça-feira, 8 de agosto de 2023

memórias literárias - 1376 - SÉRIE AS ARMAS DA BATALHA ESPIRITUAL - 10 - A ARMA DA SEMEADURA

 10 – A ARMA

DA SEMEADURA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Esta é a série AS ARMAS DA BATALHA ESPIRITUAL e o nosso propósito é o de esclarecer ao povo de Deus quanto ao uso das armas adequadas no combate contra o mal.
 
Estou morando no interior do Estado de São Paulo e recebi uma chácara para cuidar. Tínhamos um bom espaço, mas o local estava coberto de mato. Retiramos a vegetação, cercamos um pequeno espaço e o cobrimos de tela. Preparamos a terra e colocamos pequenas mudinhas de verduras: couve, cebola, coentro, rúcula, alface, salsinha, almeirão etc. Passamos a regar e a arrancar os matos que sempre crescem quando tentamos cultivar a terra. Na parte externa há muito espaço e decidimos comprar mudas de árvores frutíferas para transformar aquilo num pomar. Algumas frutíferas darão frutos em breve, é o que esperamos. Outras levarão mais tempo. Nós nem sabemos se seremos os que comerão dos frutos, dependendo do tempo em que as árvores levarem para a frutificação. Mas uma coisa é certa: se não plantarmos, se não cuidarmos, não haverá safra.
 
Jesus nos conta uma parábola, a Parábola do Semeador. Esta parábola é a mais preciosa descrição do serviço de semeadura que Deus nos dá. Jesus conta que um semeador passou a lançar sementes à terra. Suas sementes caíram em 4 tipos de solo. Um quarto delas caiu na estrada, local impróprio para a semeadura. Outro quarto caiu sobre pedras, também impróprio e sem terra suficiente. Outro caiu no meio dos espinhos, onde já havia uma lavoura ruim de espetos que ferem. Finalmente o outro quarto caiu em boa terra e as sementes frutificaram. O Senhor explica a parábola. Ele diz que a semente é a Palavra de Deus. As terras diferentes são os diversos tipos de pessoas, cuja reação ao serem confrontados com a Bíblia é bastante diferente. Há os que não a retém, como as sementes que caem na beira da estrada. Há os que começam bem, mas têm pouca duração, como aqueles que nascem nas pedras e morrem sem continuidade e sem terra. Há os que até querem servir a Deus, mas são sufocados pelo mundo e por tudo o que teriam de deixar, como as sementes nascidas no espinhal. E há a boa terra, onde a semente cai e frutifica. São os que recebem alegremente a mensagem de salvação em Cristo Jesus e entregam-se a Ele, buscando fazer daí para frente a vontade de Deus.
 
Jesus, contudo, não criticou o semeador por ter gasto 75% das sementes em solos inapropriados. Pelo contrário, ele enalteceu a atitude. E por que? Porque somente Deus conhece de que tipo de solo é composto o coração humano. Nós, os semeadores, não sabemos com quem estamos lidando. Não podemos escolher quem recebe a Palavra com alegria e quem não a recebe. Somente depois de semearmos é que descobriremos que tipo de solo há no coração daquele que recebeu a mensagem.
 
Sim, nós cremos na eleição divina para os salvos. Isto, contudo, não nos dá a liberdade de escolhermos a quem pregar, pois só Deus sabe quem tem o coração propenso por meio de Sua graça. Para nós foi confiada a tarefa de evangelizar a todos! E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16:15).
 
Temos que aproveitar todas as oportunidades. E aproveitá-las para semear a Palavra de Deus, não simplesmente menções de versículos ou de frases sem esclarecimento. “Deus é amor”, “Cristo é vida” são frases bonitas, mas evangelizar tem que ser mais do que isso. Temos que apresentar ao homem em rápidas palavras a sua pecaminosidade, o seu castigo, o plano de salvação e a necessidade de um envolvimento com Cristo. A pré-evangelização é ótima para preparar terrenos, mas ela em si não é completa. Precisamos mostrar ao mundo que o amor de Deus é real; precisamos apresentar o drama do Calvário, o motivo deste sacrifício, o alcance da salvação e a possibilidade de uma nova vida para toda a criatura que se apropriar, pela fé, desta tão grande salvação.
 
Precisamos dar novos testamentos de presente para o maior número de pessoas. Bendito seja Deus pelos Gideões Internacionais, que semeiam as Escrituras Sagradas há mais de um século, e de forma gratuita aos pecadores! Bendito seja Deus aos semeadores de literatura evangelística, os que entregam folhetos, revistas, que fazem vídeos e áudios explicando o caminho de Jesus! Bendito seja Deus pelas igrejas que levam a mensagem aos presídios, aos hospitais, aos asilos, às ruas, às casas, aos estudantes, aos trabalhadores, ao povo que circunda o local onde tais igrejas estão sediadas!
 
A semeadura da Palavra de Deus é uma arma poderosa contra Satanás e o seu reino. Assim como em minha chácara atual, se eu não plantar nunca irei colher. Eu plantei e estou cuidando das plantas. Deus é quem dá o crescimento. Assim devemos nós, em oração e em obediência, esparramar a mensagem do Senhor, confiando em Deus pelo progresso e transformação das pessoas por meio da fé.

Bendigo a Deus pela ESCOLA BÍBLICA DO AR, que há décadas continua a levar aos céus do Brasil e do mundo a mensagem de salvação em Cristo. Bendigo a Deus pela BBN, cujo sinal radiofônico tem sido uma semeadura eficaz do evangelho em inúmeros corações pelo mundo inteiro. Que sejamos assim: semeadores da Palavra de Deus, a arma eficaz para o crescimento do Reino! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1484 - A MULHER JUNTO À PORTA DE CASA

  A MULHER JUNTO À PORTA DE CASA 1484     Depois que as visitas jantaram E as conversas se atualizaram Lá vai a mulher à porta ...