terça-feira, 8 de agosto de 2023

memórias literárias - 1361 - UM ANO EM BARBOSA

 UM ANO

EM
BARBOSA - SP
 
Há um ano eu chegava em Barbosa, estado de São Paulo, Brasil, para pregar no aniversário de 92 anos de organização da igreja batista local. Em 2005 fora o conferencista de aniversário, convidado pelo Pr. Márcio Angulo. Por algumas vezes preguei em igrejas da região nos anos subsequentes (em Penápolis, Promissão, Lins, Luiziânia, Cafelândia, Pirajuí etc.) e alguns irmãos de Barbosa fizeram-se presentes.
 
Fiquei hospedado na casa dos irmãos Luiz & Darci, o que muito me abençoou. Eles eram pessoas maravilhosas. Fiz as refeições em várias casas e ouvi de todos que esperavam de Deus um pastor para prosseguir o trabalho (estavam há algum tempo sem nenhum ministro titular, conquanto dois bons pastores eram membros, Pr. Wilson e Pr. Fábio).  Eles oravam por isso.
 
Após o meu regresso recebi um novo convite. Eles queriam conhecer a minha família e conversar sobre a possibilidade de pastorear a igreja. Eu, que não havia recebido em minha cidade nenhuma proposta por meses, resolvi aceitar mais essa dádiva e vim com a família. Fomos muito bem tratados, hospedados pelos irmãos Valdir & Sheila no condomínio onde residem, conseguindo a casa de Dna. Tuti para nós. A reunião sobre o ministério desenvolveu-se bem.
 
Novamente, decorridos alguns dias, recebi o convite para ser o pastor da igreja. Minha família e eu oramos e concluímos que Deus estava nos direcionando a este serviço para o tempo presente. Em 10 de dezembro de 2021 nós nos mudamos para uma chácara em Barbosa. Chamamos de chácara, mas é uma casa urbana na avenida principal, com área para plantação. Em 18 de dezembro do mesmo ano tomamos posse.
 
E agora está para chegar o 93o. aniversário da igreja. Moro em Barbosa e os meus filhos estudam nas escolas municipais. A minha esposa trabalha em Bilac, distante 75 quilômetros daqui, viajando diariamente à repartição onde trabalha. E o que temos hoje?
 
Uma igreja que resolveu a sua demanda pastoral, assunto do ano passado. Bendito seja Deus pela graça de termos igreja e pastor no serviço harmonioso de Deus, pela fé em Cristo.
 
Uma igreja que melhorou sensivelmente a sua vida financeira. Ela não atravessava dificuldades, pois os irmãos sempre foram muito solidários; mas, com um ministério pastoral efetivo passou a investir com maior liberalidade e Deus tem concedido vitórias.
 
Uma igreja que fez do seu culto de oração às quartas-feiras um mini-domingo, um culto intersemanal, com frequência razoável e boa participação. Costumamos fotografar os partícipes após a celebração.
 
Uma igreja que está sendo redoutrinada. Após longo tempo da pandemia, sem escola bíblica dominical, a igreja tem recebido alta dose de doutrinas bíblicas, reprisando para jovens e adultos os fundamentos de nossa fé. E a participação tem sido muito boa.
 
Uma igreja que usa as ferramentas de mídia. Desde a nossa chegada estabelecemos como meta torná-la conhecida e útil para todo o povo de Deus. Contratamos uma internet de alta velocidade, treinamos uma equipe de filmagem, fotografia e transmissão, divulgamos canais de redes sociais e hoje temos dezenas, senão centenas de pessoas que comumente nos acompanham ao vivo e após as filmagens. Criei um acervo de pregações e aulas, disponível para todos os irmãos da igreja e de toda parte.
 
Uma igreja que volta a batizar. Para uma igreja batista essa ordenança é fundamental para avaliar o seu crescimento e desenvolvimento. Não que o batismo seja a única evidência do progresso, mas ele traz grande fortalecimento da fé e alegria espiritual. Teremos 4 batismos iniciais agora. E há candidatos para próximas celebrações.
 
Uma igreja que tem boa música. Sob a direção do jovem Tiago Celoto, eles atravessaram momentos pandêmicos com muita dedicação. Hoje, ao lado de excelentes músicos, desenvolvem um trabalho brilhante.
 
Uma igreja com um ministério infantil maravilhoso. Sob a liderança de minha esposa Elaine o ministério tomou vulto, tomou corpo, está sendo uma bênção para a vida de nossas crianças. Classes separadas e estilizadas, currículo bíblico e funcionamento na base de escala. Todos têm elogiado o trabalho infantil que essa equipe realiza.
 
Uma equipe de sociabilidade maravilhosa. Os lanches e a comunhão são um exemplo de bom convívio e de mesas fartas.
 
Uma diretoria pacífica e promissora. Tudo se revolve em oração e com boa conversa. Todos participam ativamente e resolvem as questões com alegria.
 
Por tudo isso eu dou graças a Deus. E dou os parabéns à Igreja Batista em Barbosa, estado de São Paulo, onde o Senhor me estabeleceu como ministro do evangelho para este tempo. Que Deus derrame chuvas de bênçãos sobre esta igreja. Que minha família e eu sejamos instrumentos do Senhor na divulgação do evangelho e no ensino da Palavra de Deus a cada dia.
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo
19/08/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1487 - EU ERA ...

  EU ERA ... 1487   "Eu era uma igreja. Hoje sou um centro muçulmano de revolução islâmica."   "Eu também era uma igre...