segunda-feira, 7 de agosto de 2023

memórias literárias - 1326 - SÉRIE SOCORRO EM TEMPOS DE CRISE - 07 - O SOCORRO DIVINO NAS NOSSAS CONTRARIEDADES

 SOORRO EM TEMPOS DE CRISE

 

07 - O SOCORRO DIVINO NAS NOSSAS CONTRARIEDADES

 

Caríssimos ouvintes, a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Quem lhes saúda é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série SOCORRO EM TEMPOS DE CRISE. Hoje queremos refletir sobre O SOCORRO DIVINO NAS NOSSAS CONTRARIEDADES.

 

Contrariedade é quando as coisas acontecem contrariamente àquilo que gostaríamos. Às vezes isso acontece em decorrência de nossas más escolhas; outras vezes por responsabilidade dos outros, e ainda outras por decisão divina.

 

Encontramos Isaque e Rebeca sofrendo contrariedades com as más escolhas do filho Esaú, que casara-se com mulheres insuportáveis. E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida (Gn 27:46).

 

Encontramos José contrariado quando prisioneiro de Faraó por um crime que não cometera. Vêmo-lo em franca tentativa de dali sair. Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa; (Gn 40:14).

 

Também vemos Jonas contrariado por ter recebido a missão de pregar aos ninivitas, povo maligno e cruel, que tantas barbaridades já havia cometido. E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. (Jn 4:2).

 

Esses foram alguns exemplos de contrariedades encontrados na Bíblia. Falemos de nossas contrariedades quotidianas:

 

1) Morar numa casa em que não queremos, com vizinhança inapropriada e sem o conforto que desejaríamos;

 

2) Trabalhar numa empresa e numa função que não representam a nossa melhor opção e que não nos remunerará da maneira mais justa;

 

3) Ter que conviver com noras e genros que não nos valorizam e respeitam como gostaríamos;

 

4) Fazer parte de uma igreja onde nem tudo o que acontece corresponde ao que desejaríamos que se sucedesse;

5) Passar as férias em situações que não planejamos, mas que fomos obrigados a estar para socorrer a alguém, ou para evitar brigas e discussões;

 

6) Ter casas e galpões de aluguel e não ter pessoas que paguem adequadamente aquilo que os imóveis realmente valem;

 

7) Não estar exatamente a viver a história que gostaríamos de ter vivido;

 

Eu poderia citar muitas outras situações de contrariedade, mas apenas citei essas à guisa de exemplo. O importante não é alistar todas as contrariedades, mas buscar uma resposta à seguinte indagação: De que forma Deus pode nos socorrer no meio de nossas contrariedades? Quero dar algumas sugestões, que tenho procurado seguir, na certeza de que tempos melhores podem surgir:

 

1) Se sou do Senhor, então darei graças por tudo, inclusive pelas situações contrárias à minha vontade.  Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1Ts 5:18).

 

2) Tenho que crer na boa mão do Senhor, que me conduz em todo o tempo e que jamais me abandona no curso da história: Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. (Sl 27:3).

 

3) Preciso confiar que Deus está a me ensinar algo, e tenho que entender qual é esse ensinamento.  Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. (Jo 13:7).

 

4) Preciso ter fé que um dia terei uma mudança de situação e que Deus há de enviar socorro. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11:1).

 

5) Mesmo no curso de minhas dificuldades, preciso experimentar a presença de Deus, como Jesus experimentou em suas contrariedades durante a peregrinação.  Mas não estou só, porque o Pai está comigo. (Jo 16:32).

 

6) Devo ter certeza de que um dia tudo isso ficará para trás, quando ao fim a jornada chegar. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. (Ap 21:4).

 

Que o Deus de todo consolo nos conforte em cada uma das contrariedades que enfrentarmos. Que assim seja. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1487 - EU ERA ...

  EU ERA ... 1487   "Eu era uma igreja. Hoje sou um centro muçulmano de revolução islâmica."   "Eu também era uma igre...