segunda-feira, 7 de agosto de 2023

memórias literárias - 1345 - O NATAL ESTÁ CHEGANDO!

 O NATAL ESTÁ CHEGANDO!

 

Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.

 

Mais um Natal se aproxima e, com ele, os seus festejos. Após um período tão difícil de pandemia estamos novamente reunidos em família, buscando o doce convívio com aqueles a quem amamos.

 

Ainda que o Natal seja um encontro social estabelecido em calendário, e que traga consigo costumes culturais e atividades de confraternização, a sua verdadeira origem nada tem a ver com tais encontros. Muitas vezes, no afã de celebrarmos um Natal maravilhoso nos esquecemos do que realmente ele representa.

 

Alguns acreditam que a mensagem de Papai Noel voando em renas e trazendo presentes para as crianças seja o espírito de Natal. Conquanto isto seja muito bonito como fábula, não é a razão deste encontro.

 

Outros creem tratar-se de um contínuo recomeço, Por tratar-se de um nascimento, acreditam que celebrar a vida, celebrar o renascimento, celebrar uma nova oportunidade seja a razão de ser do Natal. Também não é isto que se constitui em sua mensagem.

 

Há aqueles que pensam tratar-se de uma festa religiosa e vão às suas congregações dar um sinal de vida. Participam de cantatas, fazem festas nas igrejas e depois voltam às suas atividades. Natal também não é isso.

 

E o que é? Natal é a data em que celebramos o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Esta data foi escolhida há centenas de anos, quando o império romano tinha a celebração do deus sol. Os cristãos, quando se tornaram mais numerosos que os pagãos, decidiram turvar essa data idólatra com um símbolo cristão: o da encarnação de Cristo. Nós sabemos que as condições climáticas descritas nos evangelhos não são de dezembro e, portanto, não está em cheque a exatidão da data. O que se quis é tornar pública e evidente a nossa gratidão por ter Deus enviado o Seu Filho Jesus Cristo ao mundo para ser o nosso Salvador. Encarnado e nascido pobrezinho, veio para ser o bom pastor das ovelhas de Deus. “Porque um menino nos nasceu; um filho se nos deu. E o seu nome será: maravilhoso conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”(Is 9.6).

 

Está aí a verdadeira razão do Natal: celebrarmos a vinda de Jesus. Amigo ouvinte, faça deste Natal a celebração do maior presente de Deus para a humanidade: Jesus, o nosso Salvador. Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1487 - EU ERA ...

  EU ERA ... 1487   "Eu era uma igreja. Hoje sou um centro muçulmano de revolução islâmica."   "Eu também era uma igre...