terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1180 - POR MAIS QUE SE TENTE ...

 POR MAIS

QUE SE TENTE...
 
1180
 
E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. (2Ts 3:2)
Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. (Jo 8:47)
 
Chama-me a atenção a maneira com que uns respondem à pregação do evangelho e outros também o fazem, mas de forma ou negativa ou absolutamente neutra.
 
Coloque-se um Novo Testamento na mão de 100 pessoas não cristãs. A maioria esmagadora não irá abri-lo. E dos que o fizerem poucos irão lê-lo. E dos que lerem menos será ainda o número dos que buscarão obedecer aos seus ensinos. Eu sou um semeador do evangelho e diariamente publico textos que apontam Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador. Há pessoas que recebem os textos e sequer os lêem. Outras, ainda que leiam sobre ser Jesus o único caminho continuam a entendê-lo como uma dentre tantas alternativas. E a maioria sequer faz caso dos ensinamentos contidos nos textos.
 
Com pesar eu digo: a fé cristã que salva não é de todos. Sim, Deus não irá arrastar ao Céu a ninguém. Quando João, o Batista afirmou que Jesus era o Cordeiro de Deus que tirava o pecado do mundo não quis dizer que o mundo não teria mais pecado algum. Essa falácia, ensinada por um pastor batista muito famoso não tem base na Bíblia. Ouçamos o que o próprio Senhor Jesus disse sobre os que O rejeitam como único e suficiente Salvador: Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. (Jo 8:24)
 
Por que a maioria das pessoas não têm interesse ou atração pela Bíblia, pelas coisas de Deus, pela mensagem de Cristo, pela vida de santidade ao Senhor? Porque, infelizmente, os seus corações não possuem o interesse necessário e nem são capazes disso. Eles estão mortos em seus próprios pecados. A fé não lhes pertence e jamais terão qualquer atração pelo evangelho. Eles gastam tempo com entretenimento, com filosofia, com política, com jogos, com viagens, com questões familiares e até com questões religiosas (pois muitos compreendem religião como tradição e sociedade de convívio apenas), mas são incapazes de mergulhar nos ensinos do Senhor. Digo com tristeza: há igrejas que funcionam como empresas, que possuem grande e sólida atuação, mas onde Jesus não está presente e sequer é lembrado. São supostos cristãos sem Jesus!
 
A cena em que Jesus está na casa de Marta, de Maria e de Lázaro, em Betânia, é assaz reveladora, ainda que não signifique que Marta não fosse interessada nas coisas de Deus. Jesus, em visita àquele lar, discorria sobre as coisas do Céu. Marta preparava a refeição e Maria sentara-se aos pés do Mestre, a ouvir Sua Palavra. Marta, aborrecida, pede para que Jesus ordene a Maria que vá ajudá-la no preparo da refeição. Afinal, era importante comer, mas igualmente importante preparar o que comer. Jesus, em tranquilidade de quem enxerga além da cena, diz a Marta que ela está ocupada com o acessório e que não tinha ciência do mais importante. Hoje, se Marta soubesse o que perdera naquela oportunidade e que passou para a história como um mau exemplo, choraria muito. Assim são as pessoas: ocupam-se de tantas coisas secundárias, mas banalizam a mais importante!
 
Lembro-me de uma cena pitoresca, contada pelo saudoso Pr. Jamil Nassar. Dizia ele que era seminarista e que pregara uma mensagem evangelística profunda. O auditório estava prestes a uma conversão maciça, mas deixou que o pastor da igreja fizesse o apelo evangelístico. Este, ao tomar a palavra, disse: "Irmãos, depois de tudo o que ouvimos, eu só posso dizer o seguinte: quem levou o meu guarda-chuva que ficou ali do lado da entrada, no domingo passado?" Ele estava longe do foco...
 
Ao enviar mensagens recebo todo tipo de retorno. Uns falam da minha redação, que tem esta ou aquela qualidade ou este e aquele defeito. Outros mencionam o acabamento estético, as tags, a cor das letras. Outros procuram algum erro ortográfico para uma palavra de correção. Ainda outros, ao lerem sobre uma citação histórica, uma fábula ou uma memória, esquecem-se do âmago do texto e exploram aquele detalhe, dando vasão a tantas outras coisas, sem qualquer relação com o texto.
 
A fé não é de todos, por mais que desejássemos que o fosse. Lembro-me dos meus pais. Após a conversão a Cristo pregaram para diversos familiares. Por uns foram totalmente ridicularizados. Por outros foram rejeitados. E por um número extremamente diminuto foram aceitos e tiveram sucesso em conduzir-lhes ao Senhor. Quantos familiares partiram sem a salvação! A partilha da mensagem parece que de nada adiantou. Sendo assim, por que temos que pregar para todos? Por que continuar a anunciar o evangelho se apenas os predestinados, os eleitos, os que têm coração reativo à mensagem de Cristo serão salvos? Porque a fé vem pelo ouvir (ou ler) a Palavra de Cristo, conforme Romanos 10.17. Porque só Deus sabe quem serão os salvos por Sua graça e quais serão os instrumentos que serão usados nessas conversões. E porque foi ordem expressa do Mestre: pregar a toda a criatura; pregar a tempo e fora de tempo; levar a mensagem até os confins da Terra. Assim como o semeador da parábola gastou 75% de sua semente em terras improdutivas, tendo 25% de êxito, a quantidade de êxito da mensagem evangelística continuará a ter a mesma proporção. Apenas um quarto de quem lê ou de quem ouve possui coração quebrantado para o arrependimento e a mente despertada para o exercício da fé. Há alguns dias Elaine (minha esposa) e eu vimos um pé de milho quase a dar espigas, nascido num buraco da calçada! Quem jamais acreditaria que um pé de milho nascido ao acaso, em terreno impróprio seria mais sadio que um cultivado num terreno considerado próprio? Nenhum de nós, apenas Deus saberia. Por isso ao evangelista cabe lançar a semente, deixando a Deus a tarefa da germinação da fé e do crescimento na graça.
 
Se você, que me lê agora é um dos que creem em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, e se leu o texto e compreendeu o enorme privilégio que tem por comungar do mesmo interesse que tenho pelo Senhor e do mesmo amor que nutro por Ele, não por mim, mas pela graça dEle que opera em nós, então louve e engrandeça a Deus, pois a fé também é sua! Você faz parte dos que são de Deus, pois ouve e crê, ouve e deseja obedecer, ouve e quer partilhar! Caso você que me lê tenha desinteresse pelo tema, temo que seja um daqueles que jamais abrirão os olhos e que jamais entrarão pelos portais celestiais. A escolha é nossa, mas as consequências também são. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna (Mt 25:46); Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. (Mc 7:16).
 
Peça a Deus misericórdia e que Ele lhe ajude a crer no Senhor.
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...