terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1271 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 072 - A DISCIPLINA DOS FILHOS

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 072 – A DISCIPLINA DOS FILHOS

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE. 
 
Está escrito em Provérbios 19.18: “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas ao ponto de mata-lo”.
 
Lembremo-nos que o texto foi escrito 900 anos antes de Cristo, num tempo onde não havia estatuto da criança e do adolescente e onde filhos recebiam o que os pais lhes davam, não havendo controle estatal. Infelizmente naquele tempo havia pais, inclusive, que sacrificavam os próprios filhos aos ídolos pagãos, colocando-os em brasas acesas, buscando, com isso aplacar-lhes a ira ou obter vitórias e saúde.
 
Salomão orienta aos pais que disciplinem os filhos, não com o objetivo de puni-los até a morte, mas buscando forjar neles um caráter honrado e um espírito brando e obediente.

Eu sou pai de três filhos maravilhosos. Cada um deles tem as suas características. A disciplina imposta na Rute, a mais velha, é completamente diferente daquela que Josué, o do meio, recebe. Rute ouve uma repreensão e fica triste, chateada, mas imediatamente coloca em prática o que aprendeu. Josué, entretanto, precisa de uma ação mais incisiva, porque tende a ser mais travesso. Maria, a caçula, ainda é um bebê e não sabemos como reagirá às disciplinas necessárias.
 
John Paton, o grande herói da fé nas Ilhas Hébridas, contou-nos em sua biografia sobre seu pai, Tiago, que tinha que disciplinar os seus 13 filhos. John dizia que era mais dolorido ver o pai entrar na choupana para orar pelos filhos antes de discipliná-los, do que a própria sova que receberiam como corretivo de suas travessuras.
 
A verdade é que a correção dói mais para o pai  e a mãe, que corrigem, do que para os pequenos peraltas. Quantas vezes chorei após ter que ralhar com os meus filhos! Mas sabia que tinha que fazê-lo, porque se eu não corrigi-los agora, enquanto crianças, dificilmente encontrarei corações moldáveis nos adolescentes e jovens que se tornarão, sem correção ou sem limites às suas ações. Basta vermos como o mundo está, como a sociedade se encontra e o quanto os pais perderam a chance de corrigir aos seus filhos.

Que o ouvinte possa ter a mesma alegria que eu tenho, no exercício da disciplina cristã de seus filhos, buscando forjar bons homens e boas mulheres para quando crescerem. Amém .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...