terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1241 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 042 - A MULHER INDISCRETA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 042 – MULHER INDISCRETA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
No estudo anterior vimos um texto que enaltecia a MULHER GRACIOSA. Neste encontramos o contraste: A MULHER INDISCRETA. Assim diz Provérbios 11.22: “Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição”.
 
Que comparação mais profunda e bizarra! Imaginemos um porco imundo, no chiqueiro a chafurdar no lamaçal feito de comida e de fezes, comendo tudo o que acha, e com uma joia de ouro no focinho! Seria um grande desperdício e algo absolutamente fora do lugar, não seria?

Assim é a mulher que é bela, que é bonita, que tem características que lhe destacam no meio da multidão, mas que não possui nada de útil, de inteligente, de sábio ou de virtuoso em seu coração. Tais mulheres possuem o seu tempo de glória, mas desaparecem como a neblina da manhã. Elas são dançarinas de programas de auditório, mulheres bonitas, que se destacam e são chamadas de “celebridades”. Então, por causa de seus predicados físicos conseguem programas de tv, dinheiro, destaque em suas fotografias e filmes e conseguem grandes coisas. Mas basta tomarem um microfone e dizerem alguma coisa para percebermos que não fazem jus a toda essa fama e riqueza. Elas são vazias!

Um jovem, ao procurar uma mulher para desposar não deve focar em alguém que não tenha discrição. Discrição significa modéstia, recato, saber se portar, não falar demais, não se vestir exageradamente, não se portar de forma vergonhosa. Uma mulher honrada sabe a hora de falar e a hora de calar. Uma mulher indiscreta não sabe nada disso e faz a família e os amigos passarem vergonha. Mulheres que não medem as consequências de seus atos, que não avaliam a falta de respeito de seus trajes ou o linguajar utilizado. Mulheres expostas demais nas mídias sociais, cujo comportamento é vergonhoso ou bizarro não são discretas. E sua fama não é merecida, senão por bizarrice.

É importante que se diga que isto vale também para o homem de forma igual. As pessoas honradas sabem se comportar, sabem falar e sabem calar, sabem se vestir com elegância e sem exagero, sabem viver sem ostentação e sabem falar com conteúdo, não apenas com futilidades. Que nenhuma mulher e nenhum homem que nos escutam sejam como essa mulher descrita no versículo, e que sejamos discretos e comedidos em nosso comportamento. Que assim seja. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...