terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1234 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 035 - SENTIMOS O PRÓPRIO PESO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 035 – SENTIMOS O PRÓPRIO PESO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Um dos versículos mais contundentes do livro de Provérbios encontra-se no capítulo 9 verso 12: “Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás”.
 
Já ouve tempo em que nos cansamos de nós mesmos? Já existiu algum momento em que queríamos nos separar de nós mesmos por alguns momentos? Às vezes nos cansamos de quem somos, da maneira como reagimos diante das dificuldades, da forma com que caímos em tentações emocionais ou nas más escolhas que fazemos de quando em quando. Então damos um grito de lamento: “miserável homem que sou!”
 
O texto diz o seguinte: se eu for uma pessoa sábia colherei do fruto dessa sabedoria. E se eu for uma pessoa zombadora só eu irei me suportar. E o que isso quer dizer?
 
1) O SÁBIO É SÁBIO PARA SI PRÓPRIO – Tem gente que é ávida por dar conselhos aos outros, mas não segue a nenhum deles. Eles dizem entender de tudo para ajudar os demais, mas as suas vidas não representam a prática de tal ensinamento. São curandeiros que vivem doentes, professores que escrevem errado, ferreiros que usam espetos de pau em suas casas etc. Se eu sou sábio serei o primeiro a colher desses frutos em minha vida. Se eu digo que um marido deve amar a esposa terei que mostrar isso com a minha companheira. Se eu digo que os filhos devem obedecer aos pais deverei ser obediente aos meus. Se eu digo que o crente deve viver uma vida santa deverei ter um procedimento prudente em temor a Deus. O que eu digo com a boca deverei viver com a minha prática.

2) O ZOMBADOR FICARÁ SOZINHO – Quem fala de um também falará do outro. Quem reclama de um reclamará de outro. O zombador não é confiável. O zombador não cresce e não tem vitórias em nada. Ele só critica, só acha graça, só aponta defeitos. Ele, que coloca tudo em dúvida não é capaz de fazer nada com sabedoria. O seu fim será solitário e terá que conviver consigo mesmo. Ele será um peso para o seu próprio coração e terá por companhia a sua própria zombaria. Que fim trágico!
Está na hora de nos amarmos mais e de pararmos de zombar de tudo e de todos. Está na hora de cuidarmos de nosso interior e de cultivarmos pensamentos construtivos.
 
Está na hora de lermos a Palavra de Deus e de praticarmos os seus ensinos. Quem faz isso não tem dificuldade de conviver consigo próprio. Façamos isso e tenhamos alegria em nosso coração. Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...